Notícias

Justiça autoriza passaporte para Renato Cariani poder viajar ao exterior

Influenciador é julgado por tráfico de drogas, associação para tráfico e lavagem de dinheiro

Da redação

Justiça autoriza passaporte para Renato Cariani poder viajar ao exterior
Justiça autoriza passaporte para Renato Cariani poder viajar ao exterior
Reprodução/Redes sociais

A Justiça de São Paulo liberou o passaporte do influenciador fitness Renato Cariani, para que ele possa sair do Brasil a trabalho. Ele foi indiciado e é julgado por tráfico de drogas, associação para tráfico e lavagem de dinheiro. 

Apesar da liberação, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (17), a Justiça pede para Cariani sempre comunicar com antecedência mínima de 15 dias sobre as viagens.

Na decisão, o relator Marcos Correa justifica que o réu não demonstrou qualquer ato que "indicasse a inclinação em influenciar de maneira negativa a apuração das imputações ou se furtar à aplicação da lei penal".

O pedido da defesa alegou que o influenciador estaria sofrendo ‘constrangimento ilegal’ por parte da 3ª Vara Criminal de Diadema e que ele está colaborando com as investigações e com a Justiça em meio à acusação de tráfico de drogas. 

Entenda o caso 

Renato Cariani e mais quatro pessoas são réus pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais. Cariani foi acusado de integrar um esquema criminoso de desvio de produtos químicos para fabricação de drogas, objeto de investigação da Polícia Federal na Operação Hinsberg.

Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público, empresas licenciadas em Diadema (SP) para vender produtos químicos emitiam notas fiscais fraudulentas, simulando a venda de insumos para grandes farmacêuticas. 

No entanto, essas substâncias (como acetona, éter etílico e acetato de etila) não iam para essas farmacêuticas: elas eram desviadas para traficantes e serviam para o refino e adulteração de cocaína e de crack. Entre essas empresas investigadas estava uma que pertencia a Cariani.

De acordo com o Ministério Público, foram identificadas 60 transações desse tipo que totalizavam cerca de 12 toneladas de produtos químicos enviadas para o tráfico. Segundo a denúncia, Cariani e os demais réus teriam dissimulado “valores provenientes dos crimes de tráfico de drogas acima noticiados, por meio de depósitos em espécie realizados por interpostas pessoas, convertendo em ativo lícito o montante aproximado de R$ 2.407.216,00”

Cariani tem mais de 7,8 milhões de seguidores somente no Instagram. Na rede social, ele se descreve como professor de qui´mica e de educação física, atleta profissional, empresário e youtuber.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais