Manifestantes saíram às ruas e tentaram invadir o Congresso no Peru para pedir a renúncia da presidente Dina Boluarte nesta sexta-feira (28). Os violentos protestos ocorrem em meio às celebrações do Dia da Independência do país em Lima, na capital.
Segundo informações da BandNews TV, um forte esquema de segurança foi montado para evitar invasões no congresso, mas conflitos entre manifestantes e as forças policiais foram registrados na região. Em discurso neste momento, Boluarte citou que o governo peruano é democrático, comprometido com a paz social, estabilidade e pleno respeito aos direitos humanos.
Ela afirmou que seguirá as recomendações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. “Desta Câmara anuncio, da mesma forma, que meu Governo cumprirá as recomendações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos sobre a matéria. E estendo a mão e me proponho a assinar um pacto de reconciliação, um pacto pela vida, pela paz, pela justiça, pela igualdade”, afirmou, em discurso.
O Peru está em crise há anos, líderes presos, o último presidente, Pedro Castillo, deixou o poder ao ser preso por tentar um golpe de Estado. Dina Boluarte assumiu, mas não é bem avaliada pela população, já que há os pedidos por novas eleições.