Notícias

Matéria-prima para vacina do Butantan deve chegar em 20 dias

Da Redação com Bandnews FM

Anvisa libera importação de insumos chineses
Anvisa libera importação de insumos chineses
Governo do Estado de São Paulo

Os insumos chineses para a produção de 40 milhões de doses da CoronaVac devem chegar ao Brasil em até 20 dias, diz o diretor do Instituto Butantan que, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, vai produzir o imunizante contra o coronavírus aqui no Brasil.

Em entrevista à Rádio BandNews FM, Dimas Covas elogiou a Anvisa pela autorização de importação concedida nesta semana, mas lamentou o fato de que brigas políticas tenham atrasado essa autorização.

Para que a vacina comece a ser aplicada, ela precisa ter a eficácia comprovada e a aprovação da Anvisa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária já está analisando o estudo da CoronaVac e pode demorar até 60 dias para dar a palavra final.

Leia mais

O Dr. Dimas Covas explicou que, até o momento, nenhum voluntário apresentou efeitos adversos provocados pelo imunizante chinês.

Ele diz que a participação de mais pessoas nos estudos pode acelerar o processo e fez um apelo para que as pessoas participem do estudo. O Instituto Butantan não recruta voluntários diretamente, mas os profissionais de saúde que quiserem aderir aos testes podem procurar os centros de pesquisa.

Relacionamento com o Ministério da Saúde

O médico diz que o relacionamento é "excelente" e que manifestações recentes de integrantes do governo Bolsonaro contra a CoronaVac pegaram todos de surpresa, inclusive membros da pasta.

Questionado se é possível promover uma campanha de vacinação para todos os brasileiros sem a ajuda do governo federal, Dimas Covas afirmou que a falta de apoio seria algo inédito na história.

Ele espera que, comprovada a eficácia da vacina, ela seja incorporada ao calendário nacional.

Mais notícias

Carregar mais