Notícias

Morre OJ Simpson, ex-jogador de futebol americano, aos 76 anos

Segundo a família, OJ estava em uma batalha contra o câncer e morreu no dia 10 de abril

Da redação com Beatriz Ferrete

A família de O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano, confirmou a morte do atleta. Segundo a família, OJ estava em uma batalha contra o câncer e morreu no dia 10 de abril. OJ Simpson tinha 76 anos.

“No dia 10 de abril, Orenthal James Simpson, sucumbiu à sua batalha contra o cancro. Durante este período de transição, a família dele pede que você respeite seus desejos de privacidade e graça”, escreveu a família no X, antigo twitter. 

Carreira no futebol americano

Orenthal James Simpson nasceu em julho de 1947 em San Francisco, Califórnia. O.J. Simpson começou como running back no futebol americano universitário. O.J. escolheu a University of Southern California (USC) teve uma trajetória meteórica com 3426 jardas e 36 TDs em apenas duas temporadas jogando como running back.

Construiu sua carreira na NFL (Liga Nacional de Futebol), a principal liga do esporte dos Estados Unidos. Encerrando sua carreira profissional com 11.236 jardas corridas, 2.142 jardas de recepção e 990 jardas de retorno de chute, Simpson totalizou 14.368 jardas gerais em 135 jogos. Ele marcou 76 touchdowns no total (61 em corrida, 14 em recepção e um por retorno de chute).

Muitos fãs se lembram da sensacional temporada de MVP de Simpson em 1973, quando ele se tornou o primeiro jogador na história da NFL a correr mais de 2.000 jardas. 

Com 419 jardas corridas em seus dois últimos jogos do ano, Simpson quebrou o recorde de Jim Brown em uma única temporada (1.863 em 1963) e terminou a temporada com 2.003 jardas. Suas 143,1 jardas corridas por jogo naquela temporada continuam sendo a marca mais alta da história da liga.

Julgamento do século

Após se aposentar dos campos, ele trabalhou como comentarista de futebol americano. Depois foi para Hollywood, e esteve em filmes como a Torre do Inferno como na trilogia Corra que a Polícia Vem Aí. Porém a vida de OJ Simpson ficaria marcada para sempre por um crime. 

Em 12 de junho de 1994, a polícia americana foi chamada e encontrou dois corpos na casa em Brentwood.: o de Nicole Brown, ex-esposa, que foi esfaqueada múltiplas vezes e deixada em frente à casa, depois do portão. E Ron Goldman, garçom de um restaurante de Los Angeles, também foi encontrado esfaqueado e morto. 

A polícia então foi avisar OJ sobre a morte da ex-esposa, mas identificou traços de sangue. Ele então passou a ser suspeito de ter cometido o crime e protagonizou uma das perseguições mais lembradas da história americana. 

Após a fuga, OJ Simpson foi preso e passou por um processo longo, com várias cenas icônicas como quando calçou as luvas achadas na cena do crime. Elas não couberam em suas mãos. 

Em 3 de outubro de 1995, o veredito foi anunciado pelo júri: O.J. Simpson foi inocentado pelos jurados, que demoraram apenas quatro horas discutindo a decisão após meses de provas e debate.

Preso novamente em 2007

Em 2007, o ex-jogador foi preso novamente. Dessa vez O.J. Simpson invadiu um hotel em Las Vegas. Ele tentava recuperar itens históricos que acreditavas serem seus. Ele foi condenado a 33 anos de prisão por sequestro e assalto à mão armada. Ele havia deixado a prisão em 2021.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais