"Não consigo respirar": homem negro morre após abordagem da polícia nos EUA

Imagens das câmeras das fardas dos agentes detalham o ocorrido

da Redação

"Não consigo respirar": homem negro morre após abordagem da polícia nos EUA
"Black Lives Matter": imagem de arquivo de protesto antirracista nos EUA
REUTERS/Lindsey Wasson/File Photo

Frank Tyson, um homem negro de 53 anos, morreu em Ohio, nos Estados Unidos, após ser algemado e colocado de bruços no chão por policiais durante uma abordagem.

O caso ocorreu no dia 18 de abril, mas só foi noticiado nesta semana pela imprensa norte-americana. Imagens das câmeras das fardas dos agentes divulgadas por emissoras de televisão locais, como CBS e NBC, detalham o ocorrido. 

O vídeo mostra os policiais chegando em um bar e sendo procurados por uma mulher que diz: “Por favor, tire-o daqui”. Eles entram e tentam segurar Frank Tyson, que resiste e afirma: “Eles estão tentando me matar” e “chame o xerife”. Em seguida, ele é derrubado no chão.

Os policiais, então, colocam o joelho e as mãos nas costas do homem. "Não consigo respirar, não consigo respirar, você está no meu pescoço", diz ele. Os agentes apenas pedem para que se “acalme” e pare de resistir à abordagem. 

Os policiais envolvidos foram realocados para funções administrativas. 

Caso George Floyd

Em 2020, George Floyd, outro homem negro, foi morto de maneira semelhante em Minneapolis ao ser abordado por um policial que se ajoelhou em seu pescoço. 

A frase "Não consigo respirar”, dita por ele repetidas vezes antes de perder a vida, virou um símbolo da luta antirracista nos Estados Unidos. Esse e outros casos inspiraram o movimento “Vidas Negras Importam” (Black Lives Matter).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais