Nível do Guaíba fica instável após novas chuvas atingirem Porto Alegre

Localizado na região metropolitana da capital gaúcha, o rio é o um dos mais afetados com as fortes chuvas

Da Redação com BandNews FM e Rádio Bandeirantes

O sábado (11) começou com chuva leve em Porto Alegre, e a temperatura não passou dos 20°C. A capital do Rio Grande do Sul ainda sofre as consequências das enchentes causadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado na última semana.

Com a volta da chuva, o rio Guaíba apresentou certa instabilidade no recuo da água. Segundo a Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, a altura neste sábado chegou a 4,7 metros nas primeiras horas da manhã, e voltou para 4,58 metros. O rio, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, banhando a capital estadual, foi um dos grandes responsáveis pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Gilberto Echauri, da BandNews FM local, estimou que 35% da cidade esteja com alagamentos. Zona Norte, Central e centro-Sul - bairro Menino Deus, com vários pontos de cheias, porém com um certo recuo das águas.

O último balanço divulgado pela Defesa Civil relatou 445 municípios afetados, mais de 90% de todo o estado, 400 mil pessoas fora de casa, 2 milhões de gaúchos impactados, 136 óbitos confirmados, 74 mil resgatados, 10 mil animais, e efetivo de 27 mil pessoas nas ruas.

Aeroporto Salgado Filho

A pista do Salgado Filho ainda está tomada pela água. Em nota, a Fraport, proprietária do aeroporto, emitiu uma nota confirmando que o local deve ficar fechado até 30 de maio. Além da pista, todas as salas de embarque e instalações do local estão alagadas.

A rodoviária da capital também está fechada para chegada e saída de ônibus da cidadade.

Previsão de mais chuva

A previsão é mais chuva em grande parte do Rio Grande do Sul até segunda-feira (13). Tem também o risco de mais enchentes e deslizamentos de terra.

Subiu para 136 o número de mortes no Rio Grande do Sul diante dos temporais registrados já há uma semana no estado, que permanece em situação de calamidade.  

Uma morte segue em investigação para saber se houve relação com as tempestades, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil neste sábado (11). O estado ainda contabiliza 756 feridos e 125 desaparecidos.

Nas últimas 24h de chuva, os maiores fluxos aconteceram no Guaíba e litoral norte. A tendência é que os rios do estado - Taquarí e Guaíba - entrem em estabilidade ainda neste sábado. Rio Uruguai deve atingir o pico da cheia na região de Uruguaiana.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais