Notícias

Novas explosões são ouvidas nas cidades de Kiev e Kharkiv, na Ucrânia

As sirenes de ataque aéreo foram acionadas e moradores foram orientados a procurar abrigo

Yan Boechat, do Jornal da Band

Três grandes explosões foram ouvidas em Kiev, nesta segunda-feira (28). As sirenes de ataque aéreo foram acionadas e moradores foram orientados a procurar abrigo.

Segundo o enviado especial da Band à Ucrânia Yan Boechat, combates entre forças russas e ucranianas acontecem na periferia da capital. Entre os alvos dos ataques, estava um centro de comunicação do exército.

A expectativa é que seja uma noite violenta na cidade. Satélites flagraram um grande comboio de veículos militares indo na direção de Kiev.

Na estação da capital, o funcionamento de trens é intermitente.

Representantes do governo ucraniano também confirmaram novos ataques em Kharkiv, segunda maior cidade do país, onde pelo menos 11 pessoas teriam morrido em um ataque com mísseis em áreas residenciais. 

No subsolo de um hospital pediátrico de Kiev, cerca de 200 pacientes que não puderam ser transferidos recebem atendimento no subsolo. Uma mãe contou que a filha, de 9 anos, tem leucemia. Ela relata que ainda há bastante remédio, mas a comida está acabando.

Mais cedo, antes das explosões, as delegações da Rússia e da Ucrânia fizeram uma reunião de cinco horas na cidade de Gomel, em Belarus, mas ela terminou sem acordo. Uma nova rodada de conversas ainda deve acontecer nos próximos dias. 

A Rússia pede que Ucrânia se comprometa em não entrar para a Aliança Militar do Ocidente (OTAN), reconheça as regiões separatistas de Donbass e não integre a União Europeia, enquanto os ucranianos pedem que as forças militares russas deixem o seu território imediatamente. 

Vídeo: reunião entre Rússia e Ucrânia acaba sem acordo

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais