Notícias

PMs erraram ao não fazer bafômetro em motorista de Porsche, conclui sindicância

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, um procedimento foi aberto para a responsabilização dos policiais na esfera administrativa

Da Redação

Porsche
Porsche
Reprodução

Os policiais militares falharam ao não fazer o teste do bafômetro no motorista da Porsche Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, após colisão com um Renault Sandero, que provocou a morte do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, de 52 anos

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar chegou a conclusão da falha a partir da análise das imagens das câmeras corporais dos agentes. Um procedimento foi aberto para a responsabilização dos policiais na esfera administrativa. 

“A SSP informa que a sindicância aberta pela Polícia Militar concluiu, a partir da análise das imagens de câmeras corporais, que houve falha de procedimento dos policiais que atenderam a ocorrência pelo fato do motorista não ter sido submetido ao teste de alcoolemia. Diante disso, foi aberto um procedimento para a responsabilização dos policiais na esfera administrativa”, informou em comunicado. 

A pasta também reforça que os laudos da perícia e as imagens das câmeras corporais também foram entregues à Polícia Civil. “Nos próximos dias será realizada uma reconstituição 3D para auxiliar no trabalho de investigação, que está na fase final. O caso está sob segredo de Justiça e detalhes serão preservados”, finalizou. 

Porsche a 156 km/h

O caso aconteceu em 31 de março, na avenida Salim Farah Maluf, na região do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo. A velocidade máxima da via é de apenas 50 quilômetros por hora, ou seja, três vezes a velocidade permitida. 

“A perícia da velocidade média do Porsche indicou que o veículo estava a mais de 150 km/h instantes antes do acidente. O Ministério Público de São Paulo pediu perícia escaner em 3D para elucidar o acidente com detalhes”, disse o MPSP em nota enviada à Band. 

O acidente aconteceu na madrugada do dia 31 de março, Ornaldo da Silva Viana chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. O amigo de Fernando, Marcus Vinicius Machado Rocha, que estava no banco do carona da Porsche no momento do acidente, ficou gravemente ferido, mas recebeu alta hospitalar em 12 de abril

O acidente foi gravado por câmeras de segurança. Nas imagens é possível ver que o carro de luxo colidiu na traseira do Sandero com muita velocidade. Após o choque entre os veículos, os carros vão para a lateral da pista, chegando a atingir um poste. 

Fernando Saste de Andre Filho, de 24 anos, fugiu do local do acidente. A mãe do motorista da Porsche disse aos policiais que ele seria encaminhado ao Hospital São Luiz Ibirapuera. Porém, quando os agentes foram até a unidade de saúde para colher informações e para ele realizar o teste do bafômetro, foram informados que o motorista da Porsche não deu entrada em qualquer hospital da rede. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais