Notícias

Preço da gasolina sobe pela segunda vez em janeiro

Preço da gasolina sobe pela segunda vez em janeiro

Da Redação, com jornal da Band

A cotação do petróleo está subindo com a retomada da economia mundial no embalo da vacinação conta a Covid-19. Isso afeta o nosso dia a dia, já que encher o tanque do carro, por exemplo, está mais caro.

Para um motorista profissional, dirigir 100 km em um dia é comum. Novidade é pagar tanto para encher o tanque.

Só em janeiro já foram dois reajustes. O último, na última quarta-feira (27), quando a Petrobrás anunciou aumento de R$ 0,10 no preço da gasolina e R$ 0,09 no diesel nas refinarias. E o aumento já começou a chegar aos postos.

O resultado é o valor mais alto pago pelo consumidor em um ano. A Petrobrás usa como referência para o reajuste aqui no Brasil o valor do petróleo comercializado no mercado internacional. E ele disparou nos últimos meses, já que a demanda por combustível volta a aumentar no mundo, puxada pela expectativa de recuperação econômica trazida pela vacina contra covid.

“A gente imagina que vai ser um ano onde o preço da gasolina, do diesel, do próprio botijão de gás devem continuar crescendo caso a política da Petrobrás seja mantida”, analisa Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura.

Edson da Conceição é motorista de aplicativo. A gasolina mais cara, diminui o lucro dele. Mas não é só isso que o preocupa.

“Automaticamente, aumenta o combustível, aumenta o alimento, a carne, o arroz, o feijão, porque as transportadoras que tem que levar o alimento até os mercados acabam pagando mais caro, né?”, conclui.

Mais notícias

Carregar mais