Notícias

Prédios residenciais são atacados em Kiev

Explosão foi registrada nesta terça-feira (15) durante "parada técnica" de negociações para um possível cessar-fogo

Da Redação

Prédios residenciais foram atacados em Kiev, capital da Ucrânia. A explosão foi registrada nesta terça-feira (15) durante “parada técnica” de negociações para um possível cessar-fogo.

Ao menos 5 pessoas morreram durante o ataque, de acordo com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. A Prefeitura de Kiev decretou um toque de recolher de 35 horas à partir de hoje à noite até quinta de manhã na cidade. 

Vídeo: Zelensky confirma cinco morte em Kiev

Hoje, no vigésimo dia da invasão das tropas russas, é esperada a retomada das conversas por videoconferência em busca de um acordo de paz entre representantes de Ucrânia e Rússia.

Os primeiros-ministros da Polônia, República Tcheca e Eslovênia vão viajar hoje para a capital Kiev para se encontrar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Vídeo: ucranianos dependem de ajuda humanitária

Exigências da Rússia e Ucrânia

Até então, o que se sabe é que a Rússia exige, além do fim da expansão da Otan, o comprometimento da Ucrânia em documentar um status de não adesão a nenhum bloco e realizar um referendo sobre isso.

Moscou ainda pediu o reconhecimento, por parte do governo ucraniano, de regiões dominadas por separatistas, Donetsk e Luhansk, cidades que se autodeclaram republicas populares pró-Vladimir Putin.

Outra exigência do governo russo diz respeito a Moscou não devolver a Península da Crimeia à Ucrânia, anexada pelo Kremlin na crise de 2014. Kiev, porém, pediu um cessar-fogo imediato, além das retiradas das tropas russas do país.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais