Notícias

“Preocupada em ser campeã do mundo”, diz Bolsonaro ao criticar Petrobras

Em discurso, hoje, Bolsonaro disse que todos precisam ter consciência para “salvar o Brasil”

Da redação

Presidente Bolsonaro fez críticas à Petrobras
Presidente Bolsonaro fez críticas à Petrobras
Isac Nóbrega/Presidência

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar, nesta segunda-feira (16), a Petrobras em relação aos reajustes do preço dos combustíveis. No maior evento supermercadista do mundo, o chefe do Palácio do Planalto sugeriu que a estatal brasileira apertasse o cinco para “salvar o Brasil”, assim “como as petrolíferas do mundo”.

“Todos têm que ter consciência, apertar o cinto, salvar o Brasil, como as petrolíferas do mundo todo, exceto a Petrobras Futebol Clube. Essa está preocupada em ser campeã do mundo”

No discurso, o presidente subiu o tom ao criticar os lucros da Petrobras, apesar de fazer ponderações em defesa do livre mercado. Para Bolsonaro, o governo se sente obrigado a “mexer as peças do tabuleiro”.

“Nada contra a empresa ter lucro. Tem que ter lucro, ou então não existe mercado livre, não existe democracia”, disse Bolsonaro. “Aí a gente é obrigada a mexer as peças no tabuleiro”, continuou.

Ontem, o presidente fez novas críticas à gestão da Petrobras e cobrou medidas constitucionais acerca do cumprimento de funções sociais. No final de março, Bolsonaro demitiu o general da reserva Joaquim Silva e Luna da presidência da companhia.

Há pouco tempo no cargo, o novo gestor da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, segue com a política de reajustes dos preços com base no mercado internacional. Ontem, ao ser questionado sobre possível troca, o presidente deixou a discussão nas mãos do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais