Arthur Virgílio diz que Eduardo Leite 'se porta como um laranja' de Aécio Neves

Pré-candidado do PSDB à presidência da República, ex-prefeiro de Manaus defendeu prévias da sigla

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Eduardo Leite é o “mais velho menino jovem do PSDB”. A declaração foi feita por Arthur Virgílio, entrevistado nesta terça-feira (23) por José Luiz Datena na Rádio Bandeirantes.

O ex-prefeito de Manaus criticou a proximidade do governador do Rio Grande do Sul com Aécio Neves. De acordo com Virgílio, o interesse do deputado federal é melar as prévias do PSDB, que buscam definir um candidato tucano à presidência da República em 2022.

“Ele se porta como um laranja do Aécio”, comparou Virgílio, criticando as posturas do governador do Rio Grande do Sul dentro do partido durante as prévias da sigla. “Esse menino Eduardo Leite, parece que quer mesmo romper as correntes conosco”, completou.

Durante as críticas, Virgílio fez críticas diretas ao próprio Aécio Neves. “O Aécio é um Severino Cavalcanti (presidente da Câmara dos Deputados em 2005). Mais bem vestido, mais penteado, mas é um Severino Cavalcanti. Um cara de baixo clero, que fala mal.”

Ainda segundo o pré-candidato do PSDB, o deputado federal mineiro não poderia debater em praça pública, “porque ele apanha do povo”. “Ele não consegue ir nem na convenção do PSDB. Ele não consegue aparecer na convenção. Ele votou na última convenção, que era do (Geraldo) Alckmin, e votou às pressas. Quando notaram que era ele, começou a vaia.”

Para o ex-prefeito de Manaus, Leite repete práticas de Aécio, aproximando o PSDB dos partidos da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Como ele não é uma pessoa muito preparada, ele ofende as pessoas com o mesmo primarismo do mentor dele, que é o Aécio, que disse isso de mim, tentando se livrar de uma coisa que é verdade: que ele é maçã podre, que está apodrecendo o PSDB, que transformou o PSDB numa sucursal do bolsonarismo. Nós queremos acabar com isso”, criticou.

Virgílio ainda afirmou ter procurado Eduardo Leite, durante as votações internas do partido, para sugerir que se afastasse do mineiro. “É um menino mimado, que ficou mais mimado ainda por pessoas nas quais ele confia. Eu ontem mandei um recado para ele. Eu disse: ‘Não confie nessa turma, não confie em Aécio’”, disse.

O PSDB informou em nota divulgada nesta segunda-feira que o processo de escolha do candidato à presidência da República será concluído até o domingo (28), em decisão tomada “em conjunto pela direção do partido e pelos três pré-candidatos”.

“O partido ainda aguarda manifestação da empresa contratada, a Faurgs. Se, até esta terça-feira, ela não oferecer garantias concretas de viabilidade e robustez da solução contratada, o PSDB adotará tecnologia privada para concluir o processo de prévias. Em qualquer alternativa, a integridade do processo eleitoral será rigorosamente observada”, informou o partido em nota. 

Diante da possibilidade cogitada por Leite de que as prévias sejam canceladas, Arthur Virgílio se posicionou frontalmente contra.

“Tem que ter prévia”, disse. “É uma indignidade com os filiados não termos prévias. É uma indignidade com o acervo de realizações do partido não termos prévias. As pessoas que estão querendo melar as prévias não são pessoas de bom caráter”, acrescentou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais