Notícias

SP reforça apelo para que pessoas tomem segunda dose de vacina contra Covid-19

'Pode estar tomando a qualquer momento', disse secretário Jean Gorinchteyn

Da Redação, com BandNews FM

O governo de São Paulo voltou nesta quarta-feira (21) a fazer um apelo para que as pessoas não deixem de tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus. Cerca de 190 mil pessoas ainda não complementaram a vacinação em todo o estado.

O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, pede que, mesmo que haja atraso, por diversos motivos, quem recebeu a primeira dose não deixe de retornar ao posto.

Em entrevista à Rádio BandNews FM, Gorinchteyn explicou que a segunda aplicação se trata de um reforço e pode ser tomada um pouco depois do prazo previsto.

“Se alguém, por algum motivo, não tomou a segunda dose – ou porque estava doente, ou porque estava fora, em viagem – pode estar tomando a qualquer momento”, disse Gorinchteyn.

Segundo o secretário, as pessoas “podem e devem tomar” a segunda dose, mesmo em caso de atraso. “Essa proteção não está perdida.”

O importante, de acordo com o médico, é não deixar de completar a vacinação, pois somente assim é possível garantir a proteção contra a doença.

O governo de São Paulo já antecipou para sexta-feira (23) o início da campanha de vacinação contra o coronavírus para quem tem mais de 64 anos de idade. 

Nesta quarta-feira, começou a imunização de quem tem 65 e 66 anos em todo o estado. Para quem tem 63 anos, fica mantida a data de 29 de abril, a quinta-feira da semana que vem. 

A partir de 6 de maio, será a vez dos idosos de 60, 61 e 62 anos. No dia 10, a vacinação contra a Covid-19 começa para as pessoas com síndrome de Down, pacientes renais em tratamento de diálise e transplantados em uso de imunossupressores. 

Nesses três grupos, serão aplicadas doses em adultos na faixa de 18 a 59 anos, pois os idosos já foram contemplados.

O secretário Jean Gorinchteyn diz que haverá avanços na vacinação dos doentes crônicos, mas não dá uma data para isso.

No dia 11 de maio, o estado de São Paulo começa a imunizar parte dos trabalhadores de Metrô e CPTM contra a Covid-19.

Entram na campanha os funcionários da segurança, manutenção, bilheteria, limpeza e agentes de estação acima dos 47 anos, inclusive os terceirizados.

Já os operadores de trem de todas as idades serão vacinados.

No dia 18 de maio, os motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo poderão receber a primeira dose em São Paulo.

Cada Prefeitura vai definir a data de imunização dessa categoria.

Mais notícias

Carregar mais