Band Rio

Carnaval na Sapucaí é adiado para o mês de abril

O evento está previsto para acontecer no feriado de Tiradentes

Beatriz Duncan

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Carnaval de rua também já tinha sido adiado na capital fluminense
Alexandre Macieira/RioTur

Uma reunião entre os presidentes das Ligas de Escola de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo e os prefeitos das duas cidades decidiu pelo adiamento do carnaval para o mês de abril nas duas cidades. A orientação veio por meio dos secretários municipais de Saúde das capitais. A festa deve acontecer durante o feriado de Tiradentes. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (21). O evento aconteceria na última semana de fevereiro.

“Não há cancelamento do carnaval, há apenas um adiamento do carnaval da Marquês de Sapucaí, da Intendente Magalhães. Essa festa é uma manifestação cultural muito importante, feita por muita gente humilde das periferias brasileiras, construída com muito suor durante muito tempo e que tem um impacto econômico fundamental. Gera emprego, riqueza. Óbvio que a gente preferia não adiar, mas a ciência tem que ser respeitada”, afirma o prefeito do Rio, Eduardo Paes, em entrevista à Band.

O futuro dos desfiles na capital fluminense já era incerto por conta do cenário epidemiológico da Covid-19. O avanço da variante Ômicron, no fim de ano, causou um boom de casos de coronavírus, lotando postos de saúde da cidade. Nesta semana, o estado bateu recorde de casos com mais de 69 mil testes positivos em 24 horas.

O carnaval de rua também foi cancelado no Rio de Janeiro. Ainda segundo Paes, essa decisão pode voltar a ser analisada, adiando os blocos também para abril. 

“A gente tomou hoje uma decisão importante em relação ao carnaval dos sambódromos e a gente agora tem que entrar no detalhe, ouvir mais os secretários”,  declara o prefeito sobre essa possibilidade. 

Em nota, a  Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) afirma que a decisão foi tomada com “o respeito à vida e saúde do público e dos componentes das agremiações”.

Confira a nota completa da Liesa:

O Rio Carnaval é o “maior espetáculo da terra”, sinônimo de felicidade e que encanta pessoas em todo mundo. No entanto, tão importante quanto a festa na Marquês de Sapucaí é o respeito à vida e saúde do público e dos componentes das agremiações. Por isso, a LIESA — Liga Independente das Escolas de Samba — anuncia que o Carnaval 2022 acontecerá em um novo período: no feriado prolongado de Tiradentes, em abril.

A decisão de transferir as datas dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial era um dos cenários já previstos pela organização. Com a proximidade do evento, foi mais prudente adiar a festa, situação alinhada com as autoridades sanitárias estadual e municipal.

A Liga esclarece que, mesmo na ocasião, seguirá todas as recomendações dos órgãos competentes e protocolos vigentes, garantindo assim, que os desfiles do Sambódromo aconteçam de forma segura, sem deixar de perder o brilho e a alegria contagiante que tanto o caracterizam.

A ordem dos desfiles e horários seguem mantidos e todos os ingressos adquiridos passam a valer automaticamente para as novas datas. A LIESA disponibilizará ainda um canal direto para esclarecer dúvidas e orientar sobre a compra de ingressos.

As 12 escolas do Grupo Especial já planejaram seus desfiles e seguem trabalhando na Cidade do Samba com otimismo!

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.