Band Rio

Polícia Militar investe em equipamentos para retirada de barricadas

São cinco “kits demolição”, formados por uma retroescavadeira, um veículo-prancha de transporte do maquinário e um caminhão basculante

Karol Neves*

A PM comprou "kits demolição"
A PM comprou "kits demolição"
Divulgação

A Polícia Militar comprou cinco “kits demolição”, conjuntos formados por uma retroescavadeira, um veículo-prancha de transporte do maquinário e um caminhão basculante, para a retirada de entulho das favelas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O investimento foi de R$ 11 milhões.

De acordo com a estimativa da corporação, de janeiro a agosto deste ano, foram recolhidas 10 toneladas de material de barricadas de favelas da Região Metropolitana, o que corresponde a 95% de todas as barreiras removidas no estado.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) faz uso da retroescavadeira desde 2007, época que a Unidade de Engenharia de Demolição e Transporte do batalhão foi criada.

O comando da Polícia Militar está destinando um kit para cada região: 1 e 2 para a capital, 3 para a Baixada Fluminense, e 4 para o Leste Fluminense. Os outros dois kits - um novo e um antigo - ficarão no núcleo do Comando de Operações Especiais.

*Sob supervisão de Natashi Franco