Band Rio

Rio libera retomada de cinemas e casas de show com ocupação máxima

A medida é válida também para teatros, museus, parques de diversão e bibliotecas

Rafaella Balieiro (sob supervisão)

Os teatros e cinemas já estão se preparando para a nova medida
Os teatros e cinemas já estão se preparando para a nova medida
Leonardo Teixiera/ TV Bandeirantes

Com 61,4% da população total do Rio completamente imunizada, a Prefeitura da cidade flexibilizou medidas de distanciamento. A partir de hoje (18), casas de show, cinemas e teatros já podem voltar a ter a capacidade máxima de ocupação. A medida entra em vigor junto com a retomada presencial todos os alunos das escolas municipais.

Teatros e cinemas já começaram a se preparar para o retorno – as cadeiras não precisam mais estar bloqueadas e uma pessoa poderá sentar ao lado da outra. O que permanece é a obrigatoriedade do uso de máscaras nesses locais. A Prefeitura pretende suspender o uso das máscaras quando a taxa total de imunização chegar a 65%, mas por enquanto, a medida só será válida em locais abertos. 

“Eu nunca tinha entrado em um teatro antes, estou encantada em entrar em um agora. Quero vir nos shows futuramente, estou feliz com isso. Precisa começar o movimento no setor cultural de uma vez, é bom encher o auditório e retomar nossa vida normal”, comentou Maria do Socorro, recepcionista que passava em frente ao Teatro Rival e decidiu entrar. 

O número de pessoas internadas com a Covid-19 na cidade é o menor desde o início da pandemia. A média móvel de casos de ontem (17) ficou em 63. Com o menor número de contaminados, a população já pode começar a respirar aliviada e retornar gradualmente às atividades de lazer em espaços fechados. 

“Eu estava dando uma pesquisada nos filmes, fiquei muito contente com os cinemas podendo retornar ao normal. Acho que já devo retornar mais tarde e assistir um filme que está em cartaz. A gente acaba perdendo não vindo para os cinemas, afinal o Rio de Janeiro não é só praia, recomendo que venham e lembrem das máscaras”, comentou Márcio Martins, fotógrafo que está a trabalho na cidade maravilhosa. 

Além dos cinemas e teatros, as casas de shows, bibliotecas, museus, centros comerciais, circos e parques de diversão também poderão retomar a capacidade máxima de ocupação. A ressalva fica por conta das boates, elas seguem fechadas.