Band Rio

Rio tem redução de mortes por Covid-19 e faz dia D para vacinação no sábado

A Prefeitura pretende antecipar a 2ª dose da Pfizer para mais um grupo

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

Adolescentes com 12 anos já podem se vacinar
Adolescentes com 12 anos já podem se vacinar
Divulgação/ Prefeitura do Rio

Pela primeira vez, desde o início da divulgação do Boletim Epidemiológico pela Prefeitura do Rio, todos as 32 regiões administrativas da cidade estão no estágio moderado de risco para Covid-19. Os dados divulgados pela Fiocruz nessa sexta-feira confirmam tendência de queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em todo o país.

Com o calendário de vacinação normalizado, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que neste sábado acontece um dia D de vacinação contra covid-19 em todos os postos de saúde do Rio, para quem ainda não se imunizou. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode procurar um dos 280 pontos de imunização na capital até 17h. Essa repescagem terá todos os três imunizantes disponíveis em estoque: AstraZeneca, Coronavac e Pfizer.

"Os postos estão abertos para a repescagem, nós estamos prevendo as repescagens toda a semana, na quarta ou no sábado. Nós esperamos que a próxima semana seja inteira de repescagem. Não é preciso nenhuma corrida aos postos com desespero", comentou o secretário de saúde Daniel Soranz.

O número de internações por Covid-19 também reduziu na capital fluminense. O mês de agosto registrou quase 5 mil casos contra os cerca de 2 mil do mês de setembro. A média móvel de óbitos também é a menor desde as últimas quatro semanas.

"É a melhor situação desde o início da pandemia. Ainda tem transmissão de Covid-19 na cidade, ainda é necessário usar máscara e se proteger. Mas nós temos um panorama de redução de casos e aumento do público vacinado", esclareceu o secretário da pasta, Daniel Soranz.

A expectativa é de liberar festas em boates em breve. Na última semana, a Secretária de Saúde da cidade informou que a medida seria tomada quando 65% da população adulta estivesse completamente vacinada. Os dados de hoje mostraram que mais de 66% do público tem esquema vacinal completo.

Um post nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes levantou suspeitas da antecipação da segunda dose da Pfizer para mais uma faixa-etária. Durante a coletiva de imprensa, o secretário da pasta, Daniel Soranz, afirmou que a redução do intervalo para segunda dose deve acontecer também para pessoas com 40 anos ou mais.

EVENTOS-TESTE

O mês de outubro será marcado por eventos-teste que retomam gradativamente as atividades no município. A ideia é estimular a população a frequentar locais abertos e controlados. Dois dos eventos promovidos receberão público de até 5 mil pessoas.

"A estratégia dos eventos-teste é muito importante, estamos estimulando a vacinação através dos eventos e também a testagem de Covid-19. Também temos na estratégia de incentivar que as pessoas compareçam a atividades de lazer controlado, em vez de irem a eventos clandestinos", finalizou Soranz.

Em outro pronunciamento nessa semana, o secretário afirmou que o uso de máscara não será obrigatório nesses eventos que ocorrerão em outubro, levando em conta que são espaços controlados. No entanto, a recomendação de uso de máscara continua em todos os locais da cidade.