Saúde

Câncer de ovário - cinco informações que toda mulher precisa saber

No mês de conscientização sobre a doença, conheça mais sobre o segundo tumor ginecológico mais comum no Brasil

Por

câncer de ovário
câncer de ovário
LJNovaScotia por Pixabay

Maio é o mês de conscientização sobre o câncer de ovário. Só neste ano, 7.310 brasileiras devem receber o diagnóstico da doença. Ainda não existe um exame específico e eficaz que faça a detecção precoce deste tumor. Por isso, de cada 10 diagnósticos, oito ocorrem em estágio avançado.

“Diferente do câncer de mama, para o qual temos mamografia e ultrassom, ou no caso do câncer do colo de útero, em que o exame físico e também o Papanicolau têm o mesmo objetivo, no câncer de ovário não há ainda nenhum exame de imagem ou de sangue que consiga fazer o diagnóstico precoce”, ressalta o oncologista Fernando Maluf, fundador do Instituto Vencer o Câncer. 

Por isso, é importante que a mulher esteja atenta aos sinais do corpo e conheça mais sobre a doença. A World Ovarian Cancer Coalition separou cinco informações importantes sobre câncer de ovário, que toda mulher deve saber:

  • - Os sintomas mais comuns são inchaço persistente, dificuldade para se alimentar, dor pélvica ou abdominal, alteração do hábito intestinal, e sintomas urinários;
  • - A conscientização sobre os sintomas pode levar ao diagnóstico mais precoce;
  • - O exame Papanicolau não detecta câncer de ovário; 
  • - Este tumor é, geralmente, descoberto em estágio avançado;
  • - Diagnosticar o câncer de ovário antes que se dissemine pelo organismo permite que o tratamento possa ter melhores desfechos.
  •  

Neste vídeo do Instituto Vencer o Câncer, o oncologista Fernando Maluf fala sobre os avanços dos tratamentos disponíveis para câncer de ovário.