Agro

Captação de leite é retomada em parte do Rio Grande do Sul

Laticínios do estado captam diariamente 11 milhões de litros de leite; redução no nível das águas no Vale do Taquari já permite acesso a propriedades

Da Redação

Captação de leite é retomada em algumas regiões do Rio Grande do Sul
Captação de leite é retomada em algumas regiões do Rio Grande do Sul
Fonte: Canva, 2023.

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) informou que, com a redução do nível das águas no Vale do Taquari e outras regiões que estavam inundadas, a captação de leite nas fazendas foi retomada. Segundo o Sindilat, com as inundações, 40% das captações diárias de leite, em torno de 3 milhões de litros, estavam paralisadas por conta dos bloqueios nas estradas. 

Segundo o sindicato, as captações de leite foram muito prejudicadas no último domingo (5) devido ao bloqueio das estradas, morte de animais e alagamentos nas propriedades, mas as águas começaram a baixar na região, e desde a terça-feira (7), diversas propriedades voltaram a ser acessadas pelos caminhões de leite das indústrias e a coleta tende a aumentar nos próximos dias, informou um comunicado do sindicato. 

Darlan Palharini, executivo do Sindilat, diz que não faltará leite nos supermercados gaúchos e para as vítimas das enchentes. “Diversas indústrias associadas ao Sindilat estão, inclusive, dando início a campanhas de arrecadação de recursos, entrega de donativos, materiais de higiene e água aos desabrigados”, diz.

Tópicos relacionados