Agro

Exportações: agro conquista um novo mercado a cada quatro dias em 2024

Em 120 dias, Brasil obteve 31 autorizações para exportações de produtos agropecuários

Da Redação

Pescados estão entre os itens que conquistaram novos mercados
Pescados estão entre os itens que conquistaram novos mercados
Foto: Canva, 2023.

O agronegócio brasileiro conquistou, nos primeiros quatro meses de 2024, 31 novos mercados. Com isso, a média de novos mercados para produtos agropecuários brasileiros é de um a cada quatro dias. Ao todo, são 19 países diferentes que passaram a autorizar o comércio com os produtos nacionais.

Março foi o mês em que o agro abriu o maior número de mercados, com a autorização de sete novos países, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em abril, foram cinco novos mercados. Ao todo, desde  o início de 2023 (quando a atual gestão do Mapa assumiu a pasta), o agronegócio conquistou 112 novos mercados para exportação de produtos agropecuários.

Nesta quinta-feira (2), as autoridades sanitárias da Turquia aprovaram o certificado internacional para importação de gelatina e colágeno não comestíveis, bem como de ovoprodutos e vísceras organolépticas, sendo estes últimos destinados à alimentação animal.

“A retomada da credibilidade do Brasil junto a diversos parceiros comerciais, aliada ao trabalho sério da nossa equipe técnica, tem possibilitado cada vez mais oportunidades de negócios para os produtores brasileiros dos mais diversos segmentos. Este não é um resultado apenas do agronegócio, é um resultado que gera mais emprego para toda a população quando um novo mercado se abre”, explicou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

As aberturas de mercado incluem, além dos tradicionaisprodutos de exportação, como soja e carnes, itens como pescados, derivados de reciclagem, açaí em pó, café verde, embriões e sêmen. 

“Com a retomada das boas relações diplomáticas do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), temos ampliado a presença dos produtos do agro brasileiro no mercado mundial. Essas expansões trazem mais oportunidades aos nossos produtores, geram mais emprego e renda no interior do país e comprova a eficácia do nosso sistema sanitário”, afirmou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.

As concessões sanitárias obtidas de cada país são resultado direto da parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O esforço conjunto envolve a elaboração de informações técnicas e a condução de negociações internacionais que resultam em acordo de requisitos sanitários e fitossanitários, permitindo a comercialização dos produtos agrícolas e o fortalecimento das parcerias.

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