Band Multi

Campinas faz parceria com Unicamp para atualizar vacinação de 35 mil crianças

Na prática, alunos de extensão irão auxiliar a secretaria no contato com pais ou responsáveis pelas crianças para convocar para a vacinação

Da Redação

Campinas tem 35 mil crianças com até 5 anos com o esquema vacinal incompleto
Campinas tem 35 mil crianças com até 5 anos com o esquema vacinal incompleto
Fernando Sunega/PMC

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) anunciou nesta quinta-feira (18) que firmou uma parceria com a Unicamp para atualizar o esquema vacinal de 35 mil crianças, de até cinco anos, que estão com atraso na aplicação de alguma dose. 

Segundo a prefeitura, 40% das crianças da cidade, com idade entre 0 e 5 anos, não tomaram todas as doses das vacinas indicadas pelo Ministério da Saúde. Isso significa que ao menos 52,5 mil crianças estão desprotegidas. Essa estimativa foi feita com base e-SUS Atenção Primária.

A parceria entre o Departamento de Pediatria da Unicamp com o Programa Municipal de Imunização será se dá por meio de um projeto de extensão, sob a supervisão da médica e professora Roberta Vacari de Alcântara.

Parceria 

Na prática, os participantes irão auxiliar a secretaria no contato com pais ou responsáveis pelas crianças para convocar para a vacinação. Em paralelo, também irão analisar os motivos pelos quais elas deixaram de receber as doses no momento em que elas deveriam ser aplicadas.

As doses mais atrasadas são a de reforço, principalmente a segunda. O início da mobilização será pela região que tem como referência o Centro de Saúde (CS) Taquaral, mas a expectativa é de que moradores de todas as áreas sejam contemplados. 

As doses indicadas por idade estão disponíveis na página da Prefeitura de Campinas (SP). Pais e responsáveis pelas crianças também podem tirar dúvidas sobre por meio do telefone  156.

Campanha de Multivacinação

No mês de março, Campinas aderiu à Campanha de Multivacinação do Estado de São Paulo, com foco nas doenças preveníveis nas escolas públicas de ensino infantil. Neste caso, o cruzamento de dados de crianças com esquemas faltosos de vacinação com os dados de matrículas da Secretaria de Educação é direcionado somente para crianças de até 5 anos nas escolas da rede municipal.

Esta campanha tem propósito de atualizar a cobertura para as doses contra: 

  • Poliomielite;
  • Meningocócica C conjugada;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Febre amarela;
  • Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae B);
  • HPV (entre 9 e 14 anos);
  • Meningocócica ACWY;
  • Covid-19.

A Saúde destaca que outros imunizantes, para crianças e adolescentes, estão disponíveis.

“Os centros de saúde têm doses disponíveis e as salas de vacinação funcionam normalmente, conforme horário de cada uma das 68 unidades básicas”, disse Chaúla, ao ressaltar que adultos também podem colocar as cadernetas em dia, caso seja necessário. 

Como receber a vacina?

É preciso agendamento?

  • Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe.

O que levar?

  • A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto. Além disso, é recomendado levar a caderneta de vacinação, se tiver.

Tópicos relacionados