Band Multi

Praça do Campinho São Marcos, em Campinas, é inaugurada neste sábado

Entrada é gratuita e serão realizadas oficinas para os moradores

Da Redação

Voluntários ajudaram na restauração da praça
Voluntários ajudaram na restauração da praça
Divulgação Unimetrocamp

Acontece neste sábado (27), a partir das 13h, a inauguração da Praça do Campinho São Marcos, que fica no núcleo residencial de mesmo nome, em Campinas (SP). A entrada é gratuita e serão realizadas oficinas para os moradores.

A requalificação da praça é um projeto desenvolvido pelo Estúdio Fundamento, escritório envolvido no Projeto #COMunidade pelo Programa de Fortalecimento de Vínculos da Fundação FEAC. Professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden colaboraram voluntariamente com o projeto de desenvolvimento da Praça do Campinho São Marcos.

“Esse projeto começou no ano passado, com a participação de organizações sociais e também ligadas à área de arquitetura e urbanismo, com a estruturação em cinco etapas: diagnóstico das necessidades, mobilização e engajamento comunitário, formação de grupo para cogestão do espaço, mão na massa e monitoramento”, explica Beatriz Araujo da Rocha, coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do UniMetrocamp Wyden. “Nós participamos na quarta etapa, com o envolvimento de 11 alunos monitores, orientados pelos arquitetos urbanistas Fernando Nakandakare e Pedro Langella, junto com sua equipe de trabalho”. 

Beatriz explica que o grupo atuou em diversos mutirões.Ajudamos com a limpeza dos canteiros, preparo de argamassa, execução de acabamento de topo de piso, enxerto de blocos e plantio de árvores, além da marcação e pintura de paginação de piso”, enumera. “Foi uma intervenção de caráter inclusivo e participativo, que trouxe uma experiência de exercício real da profissão para nossos estudantes”.

A coordenadora avalia que, além de proporcionar bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento humano, projetos como esse, empreendidos em áreas de vulnerabilidade social, trazem benefícios ainda mais amplos. “Trabalhando em parcerias, conseguimos ressignificar espaços públicos e coletivos por seu protagonismo comunitário, estimulando a cidadania, o fortalecimento de vínculos, a convivência,  a participação e o pertencimento”, conclui.

Rica experiência de campo 

Para os alunos do UniMetrocamp Wyden integrantes da iniciativa, a ação trouxe uma experiência que deve agregar conhecimento e sensibilidade em sua atuação profissional. “Participar deste projeto da praça está sendo demais! Cada ideia que a gente coloca em prática é como uma semente que a gente planta”, aponta Julia Duarte Ramos, aluna do 3º semestre. “E ver tudo crescendo e se transformando em um espaço que vai ser utilizado e aproveitado por todos, principalmente pelas crianças, é uma sensação incrível!”.

Para a estudante do 9º semestre, Daniele Santana de Jesus, é uma experiência única poder se conectar com o lado social da profissão. A colega de curso Anna Julia dos Santos Marloch, do 3º semestre, concorda. “Saber o bem que estamos proporcionando a todos e tudo que estamos aprendendo com isso é muito gratificante”.

Tópicos relacionados