Band Multi

Projeto leva crianças à identificar os problemas de mobilidade urbana em Limeira

As crianças identificaram problemas nas sinalizações e pretendem solicitar a criação de um bicicletário dentro da escola

*Rafaela Oliveira

O trabalho de coleta das informações foi realizado pelos alunos dos 5º anos
O trabalho de coleta das informações foi realizado pelos alunos dos 5º anos
Divulgação

Os alunos de uma escola municipal de Limeira percorreram as ruas do Parque Residencial Aeroporto, nesta última segunda-feira (23), para identificar os principais problemas de mobilidade urbana no bairro.  

O trabalho de coleta das informações foi realizado pelos alunos dos 5º anos, que tem em média entre 10 e 11 anos. As crianças realizaram entrevistas com os moradores, ciclistas e registraram os depoimentos, que, posteriormente, devem compor um documentário. 

O objetivo da ação dos alunos da EMEIEF Profª Maria Aparecida De Luca Moore é propor soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas que utilizam bicicletas como meio de transporte. 

E, como a maioria das crianças dizem que vão pedalando para escola, uma das solicitações pedidas pelos alunos é a implantação de um bicicletário dentro da unidade escolar. 

Além disso, visando a segurança, solicitam uma ciclofaixa nas principais ruas, sinalizações adequadas, pois em vários pontos ela está apagada, e a distribuição de cartilhas com orientações de segurança para comunidade. 

“A ideia da ação foi após relatos de alguns estudantes sobre o que viam no trânsito durante o trajeto até a escola. Este projeto proposto por eles, tem o objetivo de mobilizar os órgãos competentes para ações de conscientização de pedestres, ciclistas e motoristas em geral”, explica Sofia Carvalho, pedagoga do Movimento Futuro. 

A atividade desenvolvida na escola é vinculada ao projeto de aprendizagem solidária nas artes desenvolvido em parceria com o Clayss (Centro Latino Americano de Aprendizaje y Servicio Solidario) e contou com a assessoria pedagógica fornecida pelas educadoras da Associação Movimento Futuro. 

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti. 

Tópicos relacionados