Operação Logro fecha o cerco a quadrilha de furto de máquinas retroescavadeiras

A ação aconteceu em 10 cidades de quatro estados

Por Hiltonei Fernando

Operação Logro fecha o cerco a quadrilha de furto de máquinas retroescavadeiras
A ação aconteceu em 10 cidades de quatro estados
foto: Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (23), a 2ª fase da “Operação Interestadual Logro” nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia em investigação a furto de máquinas retroescavadeiras. A delegacia de polícia de Presidente Bernardes-SP é a responsável pela ação, dando cumprimento a 23 mandados de busca e apreensão domiciliar, três mandados de prisão preventiva e 12 medidas cautelares diversas da prisão.

Além disso, foram expedidas 25 ordens judiciais de sequestros de bens móveis, 29 ordens de bloqueio de ativos financeiros de pessoas físicas e jurídicas, bem como a indisponibilidade de bens imóveis dos investigados. A polícia acredita que após a efetivação de todas as ordens judiciais, o valor dos bens sequestrados supere R$ 2,5 milhões.

As ações policiais foram realizadas em 10 cidades ao mesmo tempo. Em São Paulo foram nas cidades de Presidente Prudente, na capital, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Atibaia. No estado de Minas Gerais nas cidades de Pouso Alegre, Itaú de Minas e Pratápolis. Já no estado do Paraná na cidade de Maringá e na Bahia, na cidade de Alagoinhas. 

Para a execução da operação, participaram 150 policiais civis. A investigação revelou a especializada atuação de 15 indivíduos no furto de máquinas retroescavadeiras e tratores agrícolas, que são bens de altíssimo valor. Todos eles já se tornaram réus em ação penal. 

As ordens judiciais cumpridas nesta 2ª fase da Operação Logro, são frutos de representação do delegado de polícia presidente da investigação, devidamente encampados pelo ministério público quando do oferecimento da denúncia criminal. 

Entenda o caso:

Em dezembro de 2021 foi registrado um furto de duas máquinas retroescavadeiras na zona rural do município de Presidente Bernardes-SP, avaliadas em cerca de R$ 400 mil. Foi feita a apuração e a polícia descobriu um grupo especializado em subtrair máquinas de terraplanagens e tratores agrícolas, no qual se emprega grande quantidade de complexos atos ilícitos para o êxito final que é o furto.

Informação: Polícia Civil