Band Multi

Combate à dengue mobiliza 150 alunos de escola em Rio Preto

A ação foi realizada na escola Professora Carmen Nelita

Por Hiltonei Fernando

A ação foi realizada na escola Professora Carmen Nelita
A ação foi realizada na escola Professora Carmen Nelita
foto: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação

Nesta quarta-feira (27), cerca de 150 alunos da escola municipal Professora Carmen Nelita Anselmo Vettorazzo, da Estância Bela Vista, em Rio preto-SP, participaram de caminhada pelas ruas do bairro Edson Baffi, com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância do combate à dengue. 

Munidas de cartazes e panfletos as crianças iam de casa em casa convocar os moradores para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Durante o percurso os estudantes recolheram lixos acumulados nas praças e inspecionaram cada ponto junto com os agentes de saúde para recolhimento de possíveis criadouros, em uma ação que proporcionou a interação entre alunos e comunidade local.

“Essa caminhada tem como objetivo finalizar o mês de combate à dengue. A gente realiza o trabalho o ano todo de forma interdisciplinar, mas durante os meses de março e novembro esse trabalho é enfatizado. O intuito é transformar os alunos em agentes promotores disso, agentes transformadores neste combate à dengue”, informa a diretora da escola Carmem Nelita, Ana Carolina Rodrigues Vieira.

Segundo Leandro Souza, coordenador do Complexo Dra. Adriana Marques Vieira da Silva / Núcleo Alvorada, a atividade está em conformidade com a lei municipal Nº 12.037 de 23 de maio de 2016, que dispõe sobre o ensino do combate ao mosquito Aedes Aegypti nas escolas da rede municipal de ensino.

Toda a movimentação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), trabalho conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde onde as unidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental recebem atividades focadas na prevenção e combate ao mosquito transmissor.

“Nosso trabalho é conscientizar as crianças dos agravos com relação à dengue e ao escorpião. Tudo que as crianças aprendem em sala de aula eles passam para os familiares, pais, avós, para os irmãos, e isso é muito importante, a informação chega para todo mundo atingindo uma gama maior de pessoas”, diz o agente de saúde, Adauto Lucas de Lima.

Informação: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação