Band Multi

Rio Preto tem 250 cães castrados em dois dias de mutirão

Ação vai até esta quinta-feira (28), no Pet Park

Por Hiltonei Fernando

Ação vai até esta quinta-feira (28), no Pet Park
Ação vai até esta quinta-feira (28), no Pet Park
foto: Marcos Morelli/Pref. Rio Preto

O 2º Mutirão de Castração de 2024 atendeu 258 animais nos dois primeiros dias em Rio Preto-SP. A ação é promovida pela Secretaria do Bem-estar Animal e acontece no Pet Park até esta quinta-feira (28), nos períodos da manhã e da tarde. O objetivo é castrar cerca de 700 animais.

O secretário da pasta, Diego Borges Lourenço, pede para que os tutores cujos pets estejam com dia e horário agendados para este mutirão, que compareçam ao Pet Park. “A grande recomendação é comparecer, porque a gente necessita da presença da população para que alcancemos o maior número de animais. Então, peço para que venham prestigiar esse serviço, que se consolida como referência a cada nova ação.”

A autônoma Gecine Paula Borges aproveitou para castrar a pet Pipoca, uma pitbull mestiça de 1,5 ano. “Tenho outros cachorros e cuido de animais na rua, porque, se cruzarem, é mais animais. A população não tem condição de cuidar, por isso tem de prevenir.” Ela relata que o tempo entre o cadastro da cachorra e o agendamento foi rápido.

O mesmo processo durou cerca de 50 dias para o segurança patrimonial William Falchi da Silva, que levou a pitbull Luna, 2 anos, para castrar. “Temos um outro pitbull macho em casa, filho dela, então é bom evitar.”

Após ser chamado, o tutor deve manter o animal em jejum de alimentos sólidos e líquidos durante as oito horas que antecedem o procedimento. É preciso levar documento pessoal e comprovante de residência no nome de quem está o cadastro, assim como saquinho para recolher as fezes do seu pet. É obrigatório que cães de médio e grande porte estejam com coleira e focinheira, assim como animais bravios. Todos pets devem estar com coleira.

“A causa animal é um trabalho o novo que a necessita melhorar em cada experiência. Diferente de outras áreas, não temos espelho, pois Rio Preto está virando esse espelho. Assim, vamos organizando os projetos, orientações e fluxogramas para aprender com nossos erros e atender a população da melhor maneira possível, cada vez com mais qualidade”, afirma Diego.

Para entrar na fila de castração, o tutor precisa preencher o cadastro do pet, que pode ser feito on-line (link abaixo) ou presencialmente no Poupatempo e na Prefeitura Regional Norte.

Pet Móvel

A segunda localidade atendida com o Pet Móvel será a Estância São Carlos. Moradores da Estância San Carlo também poderão participar.

Entre os dias 2 e 3 de abril, terça-feira e quarta-feira, 9h às 16h, a equipe da Secretaria do Bem-estar Animal estará na Associação Residencial e Recreativa Estância São Carlos para fazer o cadastro dos pets e agendar a castração de cães e gatos.

Para o cadastro, os tutores devem portar documento pessoal com foto e comprovante de residência de São José do Rio Preto, além das informações básicas sobre o cão ou gato, como porte e peso aproximado. Não há necessidade de levar o animal para fazer o agendamento.

No dia da castração, a van adaptada pega o pet na associação nas primeiras horas da manhã, faz o transporte desse animal até o Centro de Castração, e devolve no meio da tarde, já castrado e medicado. Na ocasião do cadastro, o tutor assina um termo, no qual se compromete a buscar o cão ou gato. Caso contrário, pode responder por maus-tratos.

Informação: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação