Band Vale

“Cadeia dos Famosos”: Conheça a P2 de Tremembé (SP), destino de Robinho

Penitenciária é conhecida por abrigar detento de casos de grande repercussão, como Alexandre Nardoni, Gil Rugai, Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves

Redação Band Vale

P2 de Tremembé
P2 de Tremembé
Caroline Corrêa/Band Vale

O ex-jogador Robinho, condenado na Itália a nove anos de prisão por estuprar, junto com outros cinco homens, uma mulher em uma boate em Milão em 2013, cumprirá a pena no Brasil após a decisão divulgada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quarta-feira (20). O destino do acusado é a P2 de Tremembé (SP), conhecida como a “Cadeia dos Famosos”.

A penitenciária é conhecida nacionalmente por abrigar detento de casos de grande repercussão, como Alexandre Nardoni, Gil Rugai, Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves (Veja mais sobre o crime de cada um deles abaixo)

A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, popularmente conhecida como P2, costuma receber presos de casos de grande comoção social. A unidade tem capacidade para mais de 390 presos entre o regime semiaberto e fechado.

Construída em 1948, a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado passou por uma reestruturação significativa após uma rebelião em 2000, que resultou na destruição parcial de suas instalações. 

Desde 2002, tornou-se destino para os denominados "presos especiais". Em reconhecimento à sua gestão exemplar, a penitenciária recebeu o prêmio de "Modelo de Gestão Penitenciária" em 2003.

A capacidade da penitenciária é projetada para acomodar até oito presos por cela, sem enfrentar problemas de superlotação. Ademais, há nove celas individuais disponíveis. 

Oferecendo oportunidades de trabalho e educação, os detentos têm acesso a uma variedade de atividades produtivas, como a participação em uma oficina de reforma de carteiras escolares, uma fábrica de fechaduras, uma unidade de produção de pastilhas desinfetantes para vaso sanitário, e uma oficina de artesanato. Além disso, são oferecidas aulas de teatro e grupos de leitura, visando à reabilitação dos detentos e à remição de suas penas.

A unidade está integrada a um complexo prisional da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o qual inclui mais quatro unidades na mesma cidade. Essas instalações compreendem três penitenciárias e um centro de progressão. 

Entre elas, a P1 Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier é destinada à custódia de detentas ilustres como Suzane Richthofen, Elize Matsunaga e Ana Carolina Jatobá.

"Presos famosos"

Alexandre Nardoni foi condenado a 30 anos de prisão após ter jogado a filha, Isabela, de cinco anos, do 6º andar de um prédio onde morava na capital paulista, em março de 2008. 

A lista também conta com Lindemberg Alves Fernandes, acusado de matar a namorada Eloá Pimentel, em outubro de 2008. Antes de matar a adolescente, que na época tinha 15 anos, ele a fez de refém por mais de 100 horas em um apartamento na cidade de Santo André. Lindemberg foi condenado a 39 anos de prisão. 

Outro preso famoso é Gil Rugai, que foi condenado a 36 anos de prisão pelo assassinato do pai Luiz Carlos Rugai e da madrasta Alessandra Troitino. Eles foram mortos no bairro de Perdizes, em São Paulo, em 28 de março de 2004. 

A frieza de Rugai ao receber a notícia da morte o tornou principal suspeito pelo assassinato. Outro preso famoso é Christian Cravinhos, condenado a 38 anos de prisão após assassinar Manfred e Marísia Richthofen, pais da ex-cunhada Suzane, em outubro de 2002.

Nardoni, Lindemberg, Cravinhos e Rugai: "saidinha" libera detentos em Tremembé

Os "detentos famosos" e seus respectivos status na P2 de Tremembé são:

- Alexandre Nardoni: Continua na P2 de Tremembé;

- Cristian Cravinhos: Continua na P2 de Tremembé;

- Daniel Cravinhos: Já deixou a prisão;

- Gil Rugai: Continua na P2 de Tremembé;

- Pimenta Neves: Deixou a P2 em 2016;

- Mizael Bispo: Beneficiado com o regime aberto;

- Edinho (filho de Pelé): Saiu da prisão em 2019;

- Roger Abdelmassih: Segue cumprindo pena;

- Fabinho Fontes: Já deixou a prisão;

- Lindemberg Alves: Cumpre pena no regime semiaberto.

Caso Robinho

Em fevereiro de 2023, o governo italiano havia pedido ao Brasil que homologasse a decisão do Judiciário italiano para que Robinho começasse a cumprir a pena, mesmo que em outro país – pela Constituição, o Brasil não extradita seus cidadãos para cumprimento de sentença emitida por autoridade estrangeira. 

Segundo a decisão do STJ, por nove votos a dois, Robinho deve ser preso em Santos, onde mora, para o início do cumprimento da pena, em regime fechado. A defesa do ex-jogador ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de um habeas corpus ou de um recurso extraordinário.

O crime pelo qual Robinho foi condenado teve lugar na boate Sio Café, em Milão, e envolveu não apenas o ex-jogador e seu amigo Ricardo Falco, mas também outros quatro brasileiros, conforme relatado pela Procuradoria de Milão. 

Entretanto, os demais suspeitos deixaram a Itália durante as investigações e, consequentemente, não foram acusados, apenas mencionados no processo.

A vítima, uma mulher albanesa residente na Itália, afirmou que conhecia o então jogador e alguns de seus amigos, e que esteve na noite de 22 de janeiro de 2013 na casa noturna com o grupo, juntamente com mais duas amigas, para celebrar seu aniversário de 23 anos. 

Após a partida das amigas, segundo o relato da vítima, o brasileiro e seus amigos ofereceram-lhe bebidas alcoólicas que a deixaram inconsciente, impossibilitando-a de resistir à violência sexual.

Embora o jogador tenha admitido ter mantido relações sexuais com a vítima, ele negou veementemente que houve violência sexual. No entanto, por meio de gravações autorizadas pela Justiça italiana, o brasileiro foi registrado proferindo frases como "a mulher estava completamente bêbada".

Tópicos relacionados