Band Vale

Caoa Chery inicia demissões em massa na fábrica de Jacareí

Montadora enviou telegramas para os trabalhadores comunicando rescisão de contrato

Redação Band Vale

Caoa Chery inicia demissões em massa na fábrica de Jacareí
Caoa Chery inicia demissões em massa na fábrica de Jacareí
Roosevelt Cássio/ Sindicato dos Metalúrgicos

A Caoa Chery iniciou a demissão em massa na fábrica de Jacareí. A montadora enviou telegramas para os trabalhadores nesta quarta-feira (25), comunicando que os contratos estão rescindidos. 

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, o trabalhadores da empresa se reuniram para uma assembleia nesta quarta-feira, às 14 horas, em frente à fábrica.

O Sindicato defende a abertura de layoff por cinco meses mais estabilidade no trabalho de três meses. Para os metalúrgicos que não quiserem aderir ao layoff, a reivindicação é de uma indenização social de 20 salários nominais e extensão dos benefícios por 18 meses, conforme proposta do MPT.

O que diz a Caoa Chery

Em nota, a empresa informa que, após diversas reuniões realizadas com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, não foi possível obter êxito nas negociações. Mesmo após as propostas apresentadas pela empresa, o Sindicato insiste na adoção de um lay-off .

A Caoa Chery também esclarece que, no momento que atravessa, não pode se valer de tal recurso, pois a restruturação do estabelecimento e maquinário, demandarão longo espaço de tempo, provavelmente mais do que dois anos.

As comunicações de dispensas foram realizadas por telegramas por duas razões. A uma, os comunicados não estão trabalhando já há cerca de dois meses e, a duas, com o movimento impeditivo que o sindicato faz à porta da fábrica, poderia acabar gerando insegurança a todos.

Audiência com MPT

A audiência de mediação realizada na tarde da última segunda-feira (23) entre a Caoa Chery e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região terminou sem acordos entre as partes.

A primeira delas, realizada na última sexta-feira (20), terminou com uma proposta do Ministério Público do Trabalho, para pagamento de indenizações individuais de 15 a 20 salários aos 485 funcionário demitidos da fábrica de Jacareí. 

O MPT incluiu ainda a manutenção dos planos de saúde, odontológicos e vale refeição para o período de um ano e meio, além do compromisso de priorizar a contratação dos trabalhadores desligados, caso a montadora inicie a produção de carros elétricos na unidade de Jacareí.

Protestos na fábrica

Cerca de 200 trabalhadores da Caoa Chery realizaram um protesto dentro da fábrica de Jacareí na manhã desta terça-feira (24).

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, os funcionários protestam contra o fechamento da unidade e lutam em defesa dos empregos. 

Tópicos relacionados