Band Vale

Comércio de Aparecida está otimista para as datas religiosas do segundo semestre

Ambulantes esperam que a volta dos turistas venha amenizar os prejuízos da pandemia da Covid-19

Redação Band Vale

Prefeitura da cidade criou um programa de anistia de juros e multas para os ambulantes
Prefeitura da cidade criou um programa de anistia de juros e multas para os ambulantes
Divulgação/ A12

Após dois anos de restrições devido a pandemia da Covid-19, o comércio de Aparecida está otimista para as datas religiosas do segundo semestre. Dentre os locais de maior movimentação na cidade, a famosa "feirinha", já registra crescimento na demanda. 

Os mais afetados pelos fechamentos, os ambulantes, esperam que a volta dos turistas venha amenizar os prejuízos, principalmente para pagar algumas contas que são necessárias para o funcionamento de seus estabelecimentos. Como explica o Presidente da Associação do Comércio Ambulante, João Major Alves.  

“Ficou mais de mil sem retornar para a feira porque não tinham mais condições de comprar mercadoria pra poder fazer o seu sustento. Então agora que está retomando. Tem muitos agora que está em um sofrimento danado, porque não tem possibilidade de venda para pagar os impostos.”

Como muitos vendedores ambulantes, não conseguiram arcar com os impostos, a prefeitura criou um programa de anistia de juros e multas, que possibilita também o parcelamento dessas dívidas junto ao município. Como explica o Secretário de Indústria e Comércio de Aparecida, José Fábio Moreira.

“Está acontecendo uma ação agora, que vai até o dia 12 de setembro, onde se tira a multa em juros, e quem quiser parcelar pode em ate 10 vezes esse ano de 2020, que foram 7 meses que ficaram fechados mesmo. Tem que procurar o setor da prefeitura da divida ativa e lá é fero parcelamento.”

Aparecida tem hoje mais de 2.500 vendedores ambulantes. A grande maioria está concentrada na feira livre da Avenida Monumental. Um desses vendedores, é João Bosco Pereira, que atua há mais de 20 anos no local vendendo santinhos que ele mesmo produz. Ele conta que além do sustento próprio, ele precisa trabalhar para pagar os estudos de sua filha, que através dessa renda, faz faculdade no exterior.

“Ela está no quinto ano de medicina. Se Deus quiser, vai ser o orgulho do pai, formar uma médica. Agora está bem melhor, depois que for a festa de São Benedito em Aparecida, começa a melhorar o movimento da cidade.” 

A esperança para os comerciantes da cidade, são os turistas e romeiros, como a Derci Cardoso, que mesmo morando em Curitiba no Paraná, tem um compromisso anual em visitar Aparecida. E ela aproveita o momento de fé para comprar uma lembrancinha para seus familiares.

“Todos os anos a gente da uma passada aqui na feirinha, porque aqui o preço a gente encontra mais em conta do que lá em cima. A diferença é bem grande. Então sempre a gente da uma passadinha na feirinha para finalizar a viagem.”

Tópicos relacionados