Dia dos Pais: Número de vendas deve crescer 8% no Vale do Paraíba

Pesquisa também aponta que todos os itens preferidos na hora de presentear subiram de preço

Redação Band Vale

As expectativas refletem o ótimo desempenho do setor neste ano Valter Campanato/Agência Brasil
As expectativas refletem o ótimo desempenho do setor neste ano
Valter Campanato/Agência Brasil

As vendas do comércio varejista na Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte devem crescer em agosto, com o feriado do Dia dos Pais. A expectativa é que o número seja 8% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com as projeções do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), as expectativas refletem o ótimo desempenho do setor neste ano e se as estimativas se confirmarem, o faturamento de R$ 4,4 bilhões será o maior para um mês de agosto desde o início da série histórica em 2008. 

O sindicato também destaca que esse crescimento se dará sobre uma comparação com o mês de agosto em 2021, onde as vendas do varejo na região exibiram alta de 9,9% em relação a 2020.

Cinco setores devem ser beneficiados com o feriado, como o setor de farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção e supermercados.

As projeções estão baseadas nas quedas da taxa de desemprego e pelo ritmo acelerado de geração de empregos com carteira assinada, o que eleva o contingente de pessoas em condições de consumir. 

Além disso, agosto será o primeiro mês de pagamento do Auxílio-Brasil no novo valor de
R$ 600,00, além do Vale Gás cujo valor também foi reajustado.

Presentes mais caros 

O Sincovat fez um levantamento para saber quais dos itens preferidos na hora de presentear ficaram mais baratos ou mais caros em relação ao Dia dos Pais do ano passado. O sindicato utilizou os dados do Índice de Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).

O item mais atrativo na hora de presentear é o perfume, que teve um aumento de 1,88%, mas está abaixo da inflação geral acumulada nos últimos 12 meses, de 11,57%. Outro item cujo aumento de preço foi inferior ao índice geral é o relógio de pulso (+11,18%).

Por outro lado, itens de vestuário e calçados, normalmente os preferidos na hora de presentear, subiram acima da inflação: calça comprida masculina (+21,93%), bermuda masculina (+19%), camisa/camiseta masculina (+20,96%), sapato masculino (+17,96%) e tênis (+18,34%).

O preço da refeição fora de casa também sofreu um aumento de 11,22%, o do café avançou 14,33% e da cerveja, 10%. Quem optar pelo cinema, teatro ou concerto pagará cerca de 14,15% a mais do que ano passado. 

Por fim, no caso de viagens, os preços avançaram nos seguintes percentuais: Hospedagem (+22,25%), Pacote Turístico (+26,17%), Passagem Aérea (+91,31%) e Ônibus Interestadual (17,38%).

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