Band Vale

ELEIÇÕES 2022: Propagandas eleitorais podem causar acidentes de trânsito

Bandeiras ao longo das vias públicas prejudicam a visibilidade dos motoristas

Redação Band Vale

Ao todo, serão 46 dias para cada candidato pedir voto ao eleitorado brasileiro
Ao todo, serão 46 dias para cada candidato pedir voto ao eleitorado brasileiro
Isabela Vieira/Agência Brasil

Já estão liberadas as campanhas eleitorais em todo país. Na prática, candidatos estão autorizados a fazer comícios, distribuição de materiais gráficos, caminhadas e bandeiras ao longo das vias públicas. 

Um dos alertas, é para os riscos ao trânsito, já que as bandeiras podem prejudicar a visibilidade dos motoristas e existem algumas regras específicas para isso. Os motociclistas e até mesmo ciclistas são os mais vulneráveis neste tipo de situação.

O jovem Rafael Santos é morador de São José dos Campos, e anda de moto há 7 anos./ Na cidade, por exemplo, a frota é de aproximadamente 70 mil motocicletas, o que representa 15% da frota total de veículos do município. Com o início das campanhas, Rafael disse que irá redobrar a atenção no trânsito.

“Se a bandeira for grande acaba prejudicando sim, porque a gente não sabe como está a manutenção da moto hoje em dia, um freio pode falhar e a pessoa está com a bandeira na frente você pode colidir com ela. Quando você ta de moto, você não tem que ter atenção só com você, tem que ter atenção para todos os lados. Então é você, e o condutor que está do lado. Sempre que sair de casa tem que pensar que tem que voltar.”

Além de todo cuidado, algumas regras devem ser seguidas. De acordo com o advogado especialista em trânsito, Antônio José Dias Junior, o uso das bandeiras é permitido das 6h às 22h. Caso haja o descumprimento de alguma norma, existem penalidades.

“Se a bandeira trouxer algum prejuízo, ela é uma infração da lei eleitoral. Ela tem que ser denunciada para o TRE. Na parte de trânsito ela só seria se estivesse na via. O que a lei eleitoral permite é que ela esteja na calçada, sem prejudicar no trânsito. Se houver alguma infração, com a lei eleitoral, a multa pode ser de R$2 mil até R$8 mil por bandeira."

Ao todo, serão 46 dias para cada candidato pedir voto ao eleitorado brasileiro, ou seja, vão até 1º de outubro. Lembrando ainda que é autorizada a distribuição de folhetos, instalação de mesas móveis nas ruas, mas a propaganda em outdoors é proibida.