A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (07) dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de São José dos Campos/SP, em duas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.
De acordo com a Polícia Federal, o objetivo da investigação é buscar documentos e outros indícios de prova relacionados ao crime de fraude na vacinação do Covid-19 do Programa Nacional de Imunização.
A investigação teve início a partir de denúncias feitas por profissionais da saúde que contestaram as informações constantes de registros oficiais, as quais apresentavam divergências quanto ao tipo da vacina, data, local e aplicador.
NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE
A Prefeitura de São José dos Campos esclarece que, a apuração feita pela Polícia Federal é sobre um erro sistêmico no registro das vacinas ocorrido com 6 profissionais de saúde logo no início da aplicação das doses, em fevereiro de 2021. A época, as vacinas eram lançadas na plataforma do Ministério da Saúde E-SUS, e também no sistema Estadual - o Vacivida, o que ocasionou uma duplicidade informações sobre as doses aplicadas. Essa mesma questão foi anteriormente esclarecida ao Ministério Público.
A Prefeitura já prestou todos os esclarecimento à Polícia Federal e continua à disposição para outras informações.