Band Vale

São José dos Campos inicia processo para rescindir contrato com Itapemirim

Vencedora da licitação para operar transporte público não apresentou contratos e justificativas plausíveis no prazo

Redação Band Vale

Transporte público em São José dos Campos
Transporte público em São José dos Campos
Band Vale

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou na noite desta quarta-feira (12) que iniciou o processo para rescindir o contrato com a Itapemirim, vencedora da licitação para operar o transporte público na cidade.

De acordo com a nota, foram notificadas as Concessionárias Itapemirim Transportes Urbano Ltda e ITA - Transporte Urbano Ltda pelo descumprimento de contrato.

A nota encerra informando que a Itapemirim tem cinco dias úteis para apresentação de defesa prévia.

Licitação do transporte público

A Itapemirim, inicialmente, venceu a licitação para operar o lote 1 do transporte público de São José dos Campos. Pouco tempo depois, devido à falta de interessados, também assumiu o lote dois da licitação, se tornando assim, responsável pela operação do transporte em toda a cidade.

A medida gerou muitas críticas, principalmente do sindicato da categoria, que já acreditava na época que a Itapemirim não teria condições de realizar um trabalho satisfatório.

A situação ficou ainda mais difícil quando o braço aéreo do Grupo Itapemirim, o ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) deixou milhares de passageiros sem embarcar no final do ano.

Era o início das mostras de crise financeira, que só se agravou no início deste ano. O Ministério Público chegou a pedir na Justiça que fosse decretada a falência do grupo.

Tópicos relacionados