Band Vale

Sindicato cobra Câmara por medidas para manter Caoa Chery em Jacareí

Medida visa cancelar demissões, após montadora ter mantido os 485 desligamentos

Por Leandro Oliveira

Sindicato cobra Câmara por medidas para manter Caoa Chery em Jacareí
Sindicato cobra Câmara por medidas para manter Caoa Chery em Jacareí
Divulgação/Laís Costa

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região se reuniram com vereadores de Jacareí, na noite de terça-feira (17) e pediram medidas concretas à Câmara para impedir que a Caoa Chery feche sua fábrica no município.

O sindicato pediu que o Legislativo interfira nos planos da montadora, exija o cumprimento do acordo e mantenha a continuidade das negociações com os trabalhadores. O grupo apontou aos vereadores que a montadora teria quebrado um acordo, registrado em ata em 10 de maio.

De acordo com o sindicato, para que hajam medidas efetivas contra a saída da montadora, é necessária a apresentação e aprovação de um projeto de lei que proíba a saída da Caoa Chery, indicando que a indústria automotiva seria de interesse estratégico para o desenvolvimento regional. 

O projeto precisa ser criado por um dos vereadores, aprovado em plenário e sancionado pelo Executivo.

Antes, o Sindicato já havia acionado o MPT (Ministério Público do Trabalho) após a Caoa Chery manter a demissão dos 485 trabalhadores na unidade de Jacareí.

Demissão funcionários

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região informou na tarde do dia 5 de maio que a Caoa Chery fechará sua planta em Jacareí e demitirá toda a linha de produção.

A montadora cita que fará o reposicionamento do seu lineup no mercado nacional, com a renovação de sua gama, e assume o compromisso de eletrificar todos os modelos de seu portfólio até o fim de 2023. A Caoa Chery informa ainda que visa aumentar sua competitividade no âmbito nacional e internacional, seguindo os movimentos tecnológicos da indústria automotiva mundial com foco no mercado brasileiro.

A adaptação da unidade de Jacareí, de acordo com a montadora, terá como parâmetro os processos produtivos adotados na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). 

A empresa decidiu por manter as  demissões na fábrica, recuando frente à proposta de layoff feita pelo Sindicato dos Metalúrgicos na semana passada. A decisão foi divulgada no último sábado (14).

Tópicos relacionados