BandNews FM

Cidade do Rio planeja liberação do uso das máscaras

Um plano de flexibilização divulgado pela prefeitura também inclui o aumento do público em estádios e festas

BandNews FM

Liberação das máscaras no Rio de Janeiro deve acontecer a partir de 15 de novembro
Liberação das máscaras no Rio de Janeiro deve acontecer a partir de 15 de novembro
Divulgação/Governo de SC

A prefeitura do Rio de Janeiro quer liberar o uso da máscara contra a Covid-19 a partir do dia 15 de novembro. O uso da proteção seria obrigatório somente nos transportes públicos e nos estabelecimentos de saúde.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29), quando a Prefeitura apresentou o plano de flexibilização das medidas de restrição da pandemia. Mesmo assim, para a retirada das máscaras acontecer, o município precisa estar com 80% da população vacinada com a primeira dose da vacina.

O plano carioca ainda prevê a liberação de 50% do público nos estádios a partir de 2 de setembro, desde que todos os torcedores estejam com o esquema vacinal completo.

Nessa etapa, eventos em ambientes abertos também devem ser permitidos, além de boates e festas com 50% da capacidade e público com as duas doses do imunizante já aplicadas.

Para o dia 17 de outubro, também fica previsto o início da segunda etapa do plano, quando a prefeitura deseja permitir a capacidade máxima de 100% nos estádios, em boates e em festas – para os completamente vacinados.

Já a partir do dia 15 de novembro, além da liberação do uso de máscaras, o município pretende autorizar a livre circulação de pessoas.

Apesar do anúncio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que pode voltar atrás caso ocorra um novo aumento no número de mortes pela Covid-19. Caso os números se mantenham, o Rio de Janeiro planeja decretar o dia 2 de setembro como feriado do "Dia do Reencontro".

Tópicos relacionados