BandNews FM

2º dia do Enem tem questões sobre tragédia de Mariana e Copa do Brasil

Para a coordenadora pedagógica do Enem Gratuito, Juliana Évelyn, a prova não apresentou surpresas ou perguntas polêmicas

Rádio BandNews FM

2º dia do Enem tem questões sobre tragédia de Mariana e Copa do Brasil
2º dia do Enem tem questões sobre tragédia de Mariana e Copa do Brasil
Foto: Agência Brasil

Neste domingo (28), aconteceu o segundo dia de provas do Enem 2021, com questões de matemática e ciências da natureza.

No total, foram 90 perguntas. Temas como a tragédia de Mariana, ocorrida em 2015, Copa do Brasil e uso de combustíveis para geração de energia, apareceram na prova.

Na área de matémática, o exame seguiu o padrão já conhecido pelos alunos e professores e teve questões com porcentagens e análise de tabelas e gráficos. Porém, para a coordenadora pedagógica Juliana Évelyn, a questão sobre Copa do Brasil, que tinha como conteúdo análise combinatória e probabilidade, estava difícil para o nível da prova.

Em ciências da natureza, o Enem tratou de problemáticas em relação ao lixo e combustíveis, além de trazer alguns assuntos mais conteudistas, como três questões de botânica, da área de biologia.

Além disso, a prova abordou a tragédia de Mariana (MG) e os impactos do ropimento da barragem em Abrolhos (Bahia), reunindo temas como preservação ambiental, consequências econômicas e sociais.

No geral, a coordenadora avalia que a prova não apresentou grandes polêmicas, e seguiu o modelo do exame de relacionar o conteúdo com assuntos do cotidiano, com conceitos que já vinham sendo cobrados no Enem ao longo dos últimos anos.

Nesta segunda-feira (29), representates do Inep irão conceder uma entrevista coletiva para fazer um balanço do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021.

Tópicos relacionados