BandNews FM

Anvisa adia decisão sobre liberação de autotestes para Covid-19

Agência quer orientações do Ministério da Saúde sobre venda do produto

Rádio BandNews FM

Pressão pela liberação do autoteste aumentou por conta da alta procura por exames
Pressão pela liberação do autoteste aumentou por conta da alta procura por exames
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária adiou a reunião para decidir sobre a liberação do uso de autotestes para Covid-19 e pediu novas informações sobre a venda ao Ministério da Saúde.

A expectativa é de que essas informações sejam prestadas em um prazo de 15 dias, para que seja formalizada uma política pública por parte do Ministério da Saúde, antes de definir a liberação ou não desse autoteste. A avaliação é de que a nota técnica do Ministério precisa de ajustes em pontos como as orientações sobre a notificação dos resultados positivos e a interpretação do teste pela população geral.

A Diretora Cristiane Jourdan destaca que o desafio é estabelecer critérios de segurança na realização do teste, na eficácia do teste e na qualidade dos produtos, além de orientar a interpretação do exame. Vale lembrar que o Presidente Jair Bolsonaro afirmou recentemente que o autoteste pode garantir o início mais rápido de ações para interromper a cadeia de transmissão do vírus no país.

Mesmo com a eventual liberação, esses testes não vão estar disponíveis imediatamente nas farmácias e comércios, já que a venda também depende da análise de um pedido por parte dos laboratórios que fabricam os materiais. 

Se após as informações o autoteste for aprovado, a resolução vai passar pelo Diário Oficial da União, que vai normatizar o mercado desse exame no Brasil, além de trazer informações sobre o modelo dos produtos que poderão ser vendidos. A pressão pela liberação do autoteste aumentou nos últimos dias, exatamente pela alta procura de exames, já que tanto farmácias quanto laboratórios de diagnóstico alertaram para os estoques limitados de materiais.

Tópicos relacionados