BandNews FM

Anvisa aprova vacinas contra subvariantes do coronavírus

Pfizer afirma que contrato com governo brasileiro prevê chegada dos imunizantes nas próximas semanas

BandNews FM

Anvisa aprova vacinas contra subvariantes do coronavírus
Anvisa aprova vacinas contra subvariantes do coronavírus
Foto: Secretária de Saúde do DF

Após a Anvisa aprovar o uso emergencial de duas vacinas mais eficazes contra subvariantes do coronavírus, a expectativa é que os imunizantes cheguem ao Brasil nas “próximas semanas”. Nesta terça-feira (22), por unanimidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou a aplicação das novas vacinas contra a Covid-19 para maiores de 12 anos.

Os cinco diretores do órgão concordaram com o pedido da Pfizer para uso de dois imunizantes bivalentes como dose de reforço contra a doença. As vacinas de “segunda geração” protegem contra a cepa original do coronavírus e também contra novas mutações que surgiram ao longo da pandemia.

A companhia farmacêutica celebrou a aprovação em reunião extraordinária do colegiado e disse que o contrato com o governo brasileiro já prevê a entrega de vacinas bivalentes. A previsão inicial é que as novas doses cheguem ao país nas próximas semanas.

Os imunizantes liberados agora apresentam modificações na fórmula para também protegerem contra a variante Ômicron, que está associada com o aumento recente de casos no país. As doses auxiliam na prevenção das subvariantes BA.1 e BA.4/BA.5.

A Pfizer afirma que a tecnologia do mRNA, utilizado no composto fabricado em parceria com a BioNTech, permite a rápida adaptação da fórmula para novas variantes.

Os imunizantes aprovados agora no Brasil já estão em uso no exterior (aprovado nos Estados Unidos e na União Europeia) e devem ser utilizados como reforço entre pessoas já vacinadas. A farmacêutica responsável pelo produto, no entanto, afirma que a versão original da vacina continua apresentando alta eficácia para evitar casos graves da doença, mesmo com as novas variantes.

Os frascos com as novas doses devem vir com a tampa na cor cinza para evitar confusão na hora da vacinação. O Ministério da Saúde ainda não apresentou nenhum plano para a inserção das vacinas de “segunda geração” no calendário vacinal.

Nesta quarta-feira (23), integrantes do gabinete de transição do novo governo têm reunião com o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A imunização deve ser um dos temas abordados.

A liberação das vacinas bivalentes contou com o voto favorável da relatora Meiruze Freitas, que foi seguido pelos diretores Daniel Pereira, Rômison Mota e Alex Campos. O presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, também apresentou voto favorável. Todos reconheceram a segurança dos imunizantes e a importância das doses para evitar casos graves e óbitos da doença.

Na mesma reunião em que aprovou novos produtos para combater a pandemia, a Anvisa determinou ainda a retomada do uso de máscaras em aviões e aeroportos. A medida começa a valer em dois dias úteis.

Tópicos relacionados