BandNews FM

Bolsa de Valores sente efeitos positivos do PIB e de possível vacina contra a Covid-19

Da Redação

Imagem: REPRODUÇÃO

A Bolsa de Valores de São Paulo sente não só os efeitos do resultado do PIB brasileiro nesta quinta-feira (03), mas também a expectativa por uma vacina contra a Covid-19

Os papéis mais movimentados e com as maiores altas são de empresas ligadas ao turismo, com destaque para companhias aéreas.

O crescimento de 7,7% do PIB no terceiro trimestre do ano tirou o Brasil da chamada recessão técnica, caracterizada por dois trimestres consecutivos de queda.

Segundo o IBGE, essa é a maior variação desde o início da série histórica em 1996, mas ainda não sinaliza recuperação dos prejuízos da pandemia.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o PIB apresentou uma retração de 3,9%. No acumulado do ano, a queda é de 5%.

O economista da Universidade de São Paulo Paulo Feldman explica que o otimismo no mercado com os números da produção e dos serviços mostra o que esperar no ano que vem:

 

 

O dólar também vem mantendo ritmo de quedas; em novembro, a moeda americana encerrou o mês com baixa acumulada de 6,83%.

E o cenário é positivo para a economia brasileira, como explica Paulo Feldman:

 

 

O economista avalia que a taxa de juros, a Selic, atualmente em 2% ao ano, também pode contribuir para amenizar a crise em 2021, considerando as altas dívidas contraídas nos últimos meses.