Câmara vai analisar projeto que prevê proibição de refrigerante em escolas

Proposta foi aprovada pelo Senado e torna obrigatória a impressão de alerta nos rótulos sobre os malefícios à saúde pelo consumo em excesso

Rádio BandNews FM

Câmara vai analisar projeto que prevê proibição de refrigerante em escolas Foto: Getty Images
Câmara vai analisar projeto que prevê proibição de refrigerante em escolas
Foto: Getty Images

A Câmara dos Deputados vai analisar a proposta que prevê a proibição da venda e distribuição de refrigerante em escolas de educação básica da rede pública e particular de todo Brasil.

O projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal no último dia 30 de novembro.

O texto ainda torna obrigatória a impressão de alerta nos rótulos dessas bebidas sobre os malefícios à saúde pelo seu consumo abusivo.

O projeto é de autoria da relatora, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), e segue agora para análise da Câmara dos Deputados, se não houver pedido para votação em Plenário.

De acordo com dados do Ministério da Sáude, divulgados em agosto de 2021, uma em cada 3 crianças brasileiras na faixa etária entre 5 e 9 anos tem excesso de peso.

A pesquisa também mostra que 63% das crianças consomem bebidas adoçadas, responsável por causar diabetes, doenças cardíacas e cardiovasculares, enfraquecimento dos ossos e dentes - levando à cáries ou osteoporose  e pedras nos rins, pelo alto nível de acidez das bebidas.