BandNews FM

Comissão especial aprova "distritão" e volta das coligações para eleição de deputados

Ideia é que "distritão" seja uma transição para o sistema distrital misto; proposta foi apresentada em 2011 pelo deputado Carlos Sampaio

Rádio BandNews FM

Pela proposta, serão eleitos candidatos mais votados, diferentemente do atual sistema proporcional
Pela proposta, serão eleitos candidatos mais votados, diferentemente do atual sistema proporcional
Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a chamada Reforma Política aprovou o chamado "distritão", que altera o sistema usado para as eleições. A votação ocorreu no fim da noite de segunda-feira (09).

Pela proposta, serão eleitos os candidatos mais votados, diferentemente do atual sistema proporcional, que também leva em consideração os votos dados aos partidos políticos.

A ideia é que o "distritão" seja uma transição para o sistema distrital misto, que pode ser adotado nas eleições seguintes para Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras municipais.

A proposta foi apresentada em 2011 pelo deputado do PSDB Carlos Sampaio e tratava apenas para impedir a realização de eleições em datas próximas a feriados, mas sofreu uma série de alterações desde então, o que foi criticado pelo deputado Pompeo de Matos.

Se for aprovada, o texto segue para o plenário para verificar qual modelo deve ser adotado. Depois, a proposta segue para o Senado e Rodrigo Pacheco, presidente da Casa, afirmou que, se tiver a aprovação, o "distritão" não vai passar no Senado.

A expectativa é de que ocorram votações separadas para os dois modelos quando o plenário da Câmara votar a PEC.

Tópicos relacionados