Tomou posse nesta quarta-feira (28) a senadora Eliane Nogueira (PP-PI), suplente e mãe de Ciro Nogueira, titular do mandato. Ele assumiu o cargo de ministro da Casa Civil,
Este será o primeiro mandato de Eliane, de 72 anos, natural de Teresina. O segundo suplente é Gil Marques de Medeiros, também do PP.
Segundo a Lei das Inelegibilidades, a indicação de parentes à suplência das chapas que concorrem ao Senado não é ilegal.
Em 2020, o senador Fabiano Contarato apresentou um projeto com o objetivo de proibir a eleição de suplentes que sejam cônjuges, companheiros ou parentes dos candidatos.
O projeto ainda não foi analisado.
Já na Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, Ciro integra a lista de membros titulares. Nesse caso, Eliane não assumirá automaticamente a vaga, pois a CPI é formada de acordo com a indicação dos blocos parlamentares do Senado.
A líder do Bloco Parlamentar Unidos Pelo Brasil, senadora Mailza Gomes, pode nomear um novo titular. Enquanto não existe uma definição, os senadores Jader Barbalho e Luis Carlos Heinze, que são suplentes do bloco, vão substituir o parlamentar nas reuniões - que serão retomadas na próxima semana.