BandNews FM

Eliane Nogueira assume vaga no Senado no lugar do filho

Também filiada ao Progressistas, Eliane Nogueira tem 72 anos e assumiu o mandato que era de Ciro Nogueira

BandNewsFM

Este será o primeiro mandato de Eliane, de 72 anos, natural de Teresina.
Este será o primeiro mandato de Eliane, de 72 anos, natural de Teresina.
Foto: Arquivo/Agência Senado

Tomou posse nesta quarta-feira (28) a senadora Eliane Nogueira (PP-PI), suplente e mãe de Ciro Nogueira, titular do mandato. Ele assumiu o cargo de ministro da Casa Civil,  

Este será o primeiro mandato de Eliane, de 72 anos, natural de Teresina. O segundo suplente é Gil Marques de Medeiros, também do PP.

Segundo a Lei das Inelegibilidades, a indicação de parentes à suplência das chapas que concorrem ao Senado não é ilegal.  

Em 2020, o senador Fabiano Contarato apresentou um projeto com o objetivo de proibir a eleição de suplentes que sejam cônjuges, companheiros ou parentes dos candidatos.  

O projeto ainda não foi analisado.

Já na Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, Ciro integra a lista de membros titulares. Nesse caso, Eliane não assumirá automaticamente a vaga, pois a CPI é formada de acordo com a indicação dos blocos parlamentares do Senado.  

A líder do Bloco Parlamentar Unidos Pelo Brasil, senadora Mailza Gomes, pode nomear um novo titular. Enquanto não existe uma definição, os senadores Jader Barbalho e Luis Carlos Heinze, que são suplentes do bloco, vão substituir o parlamentar nas reuniões - que serão retomadas na próxima semana.

Tópicos relacionados