BandNews FM

Em meio à crise diplomática com Israel, Brasil recebe ministros do G20

Principal tema será a reforma de organismos internacionais, como a ONU

Rádio BandNews FM

Embaixador Lyrio na Reunião de Chanceleres do G20
Embaixador Lyrio na Reunião de Chanceleres do G20
Agência Brasil

Em meio à crise diplomática com Israel, o Brasil recebe nesta quarta-feira (21) a reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20. O evento será realizado no Rio de Janeiro e vai até quinta-feira (22).

O principal tema, segundo o Itamaraty, será a reforma de organismos internacionais, como a ONU.

Na terça-feira (20), o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, voltou a criticar as declarações do ministro das Relações Exteriores de Israel após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter comparado as ações na Faixa de Gaza ao Holocausto.

Em nova publicação nas redes sociais, Israel Katz escreveu que milhões de judeus em todo o mundo estão à espera do pedido de desculpas do brasileiro.

Chamou ainda a fala do chefe do Executivo de “promíscua e delirante” e “um cuspe no rosto dos judeus” que vivem aqui.

Logo depois, Mauro Vieira afirmou que a postura de Israel Katz é uma “vergonhosa página da diplomacia israelense” e que as declarações dele são “inaceitáveis e mentirosas”.

Os confrontos tiveram início em outubro do ano passado, após um ataque do grupo extremista Hamas a Israel, que deixou mais de mil mortos. Desde então, segundo o grupo, no entanto, quase 30 mil pessoas morreram na Palestina.

O embaixador e secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério de Relações Exteriores, Maurício Lyrio, também defendeu as falas de Lula. Ele afirmou que as declarações servem como um pedido de paz na região. Lyrio disse ainda que as declarações não vão atrapalhar as agendas no Rio de Janeiro, que contam com a participação de representantes de diferentes países.

O Grupo dos 20 (G20) foi criado para ampliar a coordenação entre as maiores economias do mundo no enfrentamento de crises financeiras com impactos globais.

As discussões durante a presidência brasileira do G20 serão estruturadas em torno das três prioridades que o país estabeleceu para o período à frente do grupo: inclusão social e combate à fome e à pobreza; promoção do desenvolvimento sustentável; e reforma das instituições da governança global. Além disso, será discutido o papel do G20 diante das tensões internacionais em curso.

Tópicos relacionados