BandNews FM

Justiça de SP determina que o estado vacine em 15 dias todas as pessoas presas

As informações são da colunista da BandNews FM Monica Bergamo

Rádio BandNews FM

Horário de sol no CDP
Horário de sol no CDP
Foto: Defensoria Pública de São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo dá 15 dias para que o estado vacine todas as pessoas presas nas unidades paulistas.  

Determinou, ainda, que o governo João Doria apresente em até 48 horas um cronograma de vacinação para os detentos. 

As informações são da colunista da BandNews FM e do jornal Folha de S.Paulo Monica Bergamo. 

A decisão liminar atende a uma ação civil pública apresentada pela Defensoria Pública de São Paulo. 

A juíza Maricy Maraldi afirma que houve "grave omissão por parte do ente público estatal ao não providenciar de forma rápida e ágil a vacinação das pessoas privadas de liberdade, o que denota flagrante descaso do governo com a população carcerária, já tão privados dos direitos mais básicos e elementares do ser humano". 

A magistrada entendeu que, ao não respeitar o PNI, o governo de São Paulo incorre em grave afronta aos direitos fundamentais da pessoa humana, como a igualdade, a universalidade, a equidade e a integralidade da assistência. 

Desde o início da crise sanitária, ao menos 74 detentos morreram em decorrência da Covid-19 no estado de São Paulo —39 deles, nos últimos cinco meses. A população carcerária paulista é composta por 207.700 presos. 

Até segunda-feira, a Secretaria da Administração Penitenciária já tinha vacinado mais de 27 mil pessoas presas. A defensoria, no entanto, afirmou em ação que os números “são irrisórios e inaceitáveis”. 

De acordo com a pasta, a expectativa é que a vacinação avance a partir desta segunda quinzena de julho e no mês de agosto. Em nota enviada à jornalista Monica Bergamo, a secretaria disse que “a população privada de liberdade é mais jovem que a população em geral”. 

Ainda de acordo com o comunicado, o governo estadual é responsável apenas pela distribuição das doses, cabendo aos municípios os cronogramas de aplicação. 

Tópicos relacionados