BandNews FM

Prefeituras do RJ e de SP adiam desfiles das escolas de samba para abril

Decisão foi motivada pelo aumento dos casos de Covid-19 nas duas capitais

Rádio BandNews FM

Carnaval de rua nas duas capitais foi cancelado no início do ano
Carnaval de rua nas duas capitais foi cancelado no início do ano
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As prefeituras do Rio e de São Paulo decidiram adiar, nesta sexta-feira (21), para o feriado prolongado de Tiradentes, em abril, a realização dos desfiles de Carnaval na Marquês de Sapucaí e no sambódromo do Anhembi. A decisão leva em consideração o elevado número de casos de Covid-19 nas duas cidades.

Em nota conjunta, as duas prefeituras afirmam que a decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

No Rio, o novo calendário oficial do Carnaval prevê para os dias 20 e 21 de abril - quarta e quinta-feira - os desfiles do grupo de acesso. Nos dias 22 e 23 - sexta e sábado - serão realizados os desfiles das escolas do grupo especial. No domingo, dia 24, será a vez das escolas mirins.

A terça-feira, 26 de abril, será o dia da apuração. Já o desfile das escolas de samba campeãs do Carnaval está marcado para o sábado, dia 30.

O adiamento do Carnaval foi decidido após uma reunião por videoconferência, na noite desta sexta-feira, com a participação do prefeito do Rio Eduardo Paes; do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes; além dos secretários de Saúde e dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba das duas cidades.

Até este encontro, a realização do Carnaval estava condicionada à melhora do quadro epidemiológico e o evento aconteceria somente com acesso controlado do público e dos componentes das escolas, com a apresentação obrigatória de comprovante de vacinação.

Já o carnaval de rua nas duas capitais foi cancelado no início do ano em função do aumento da contaminação pelo coronavírus provocado pelo avanço da variante Ômicron.

Tópicos relacionados