BandNews FM

Quase metade dos internados por Covid-19 no ES não se vacinou

Média do diagnósticos da doença no estado cresceu 481% nas últimas semanas

Rádio BandNews FM

Em média, o estado tem duas mortes por dia
Em média, o estado tem duas mortes por dia
Foto: Dado Ruvic/Reuters

A proporção de internações em UTIs e enfermarias entre pessoas não vacinadas contra a Covid-19 é 22 vezes maior que entre os vacinados no Espírito Santo. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 47% dos internados no estado, atualmente, não tomaram sequer uma dose dos imunizantes, sendo que eles representam apenas 3% da população. 

Proporcionalmente, isso significa que uma a cada 500 pessoas que não se vacinaram vão parar no hospital e precisam ser internadas. Entre os vacinados, a proporção é muito menor. Um a cada 12 mil imunizados necessita de internação.

O Espírito Santo tem cerca de 2,9 milhões de pessoas com idades entre 18 e 59 anos que tomaram ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19 e 80 mil na mesma faixa etária que não tomaram sequer um aplicação de imunizantes.

O estado vive um momento de aceleração de casos de infecção por coronavírus. A média de novos diagnósticos da doença cresceu 481% nos últimos 14 dias. Na última segunda-feira (10), o estado bateu o recorde de casos registrados em apenas um dia, com mais de 7 mil testes positivos em apenas 24 horas.

Apesar da alta impressionante de novos casos, a média de mortes provocadas pela Covid-19 continua em queda no Espírito Santo. Nos últimos 14 dias, houve uma redução 30% de óbitos. Em média, o estado tem duas mortes por dia atualmente.

A manutenção de uma tendência de queda de óbitos mesmo em um momento de alta de novos casos pode ser explicada justamente pela vacinação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Tópicos relacionados