BandNews FM

Sem vacinas, Brasil registra 2 mortes diárias por Covid-19 em menores de 5 anos

Levantamento da Fiocruz aponta que 1.439 mortes entre menores de 5 anos ocorreram entre 2020 e 2021

Rádio BandNews FM

Sem vacinas, Brasil registra 2 mortes diárias por Covid-19 em menores de 5 anos
Sem vacinas, Brasil registra 2 mortes diárias por Covid-19 em menores de 5 anos
Foto: Agência Brasil

A Covid-19 matou duas crianças menores de 5 anos diariamente desde o início da pandemia. Ao todo, foram registradas 1.439 mortes nessa faixa etária entre março de 2020 e dezembro do ano passado.

Os dados são de um estudo do projeto Observa Infância, ligado à Fundação Oswaldo Cruz, com base no Sistema de Informação sobre Mortalidade. Os números foram publicados nesta segunda-feira (27).

Segundo o levantamento, 599 crianças de até 5 anos morreram em 2020 pela doença. Em 2021, quando a letalidade cresceu em toda a população, o número de vítimas subiu para 840.

Dados preliminares do Ministério da Saúde indicam que a média de duas mortes diárias de crianças menores de 5 anos por Covid-19 se mantém este ano. Foram 291 óbitos entre janeiro e 11 de junho, quando os dados foram retirados do banco de dados público.

A faixa etária ainda não foi contemplada pelo programa de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária analisa um pedido do Instituto Butantan para que a CoronaVac possa ser aplicada em crianças de 3 a 5 anos. A Pfizer, que desenvolveu um imunizante para bebês a partir de 6 meses ainda estuda apresentar um pedido de autorização pra uso no Brasil.

Na avaliação do pesquisador Cristiano Boccolini, coordenador do Observa Infância e principal nome à frente da pesquisa, os dados também evidenciam as desigualdades entre as regiões do país no acesso às estruturas de saúde, já que quase metade dos registros aconteceram na região Nordeste.

O especialista em saúde pública da Fiocruz afirma que os números brasileiros superam até mesmo os registros dos Estados Unidos, país com mais mortes pela doença. Por lá, foram 442 mortes por Covid em menores de 5 anos desde o início da pandemia.

Crianças norte-americanas entre 6 meses e 5 anos começaram a ser imunizadas com vacinas da Pfizer e da Moderna no último dia 21 de junho. O país é um dos primeiros a liberar imunizantes para esta faixa etária.

O estudo brasileiro ainda revela que as crianças de 29 dias a 1 ano de idade são as mais vulneráveis. O grupo responde por quase metade dos óbitos registrados entre crianças menores de 5 anos.

Tópicos relacionados