BandNews FM

SP: Capital faz busca ativa por grávidas e espera vacinas para ampliar público

Segunda dose contra a Covid-19 para grávidas vacinadas com AstraZeneca começa a ser aplicada nesta segunda (26)

BandNews FM

Vacinação do grupo de 29 anos começa nesta terça-feira (27).
Vacinação do grupo de 29 anos começa nesta terça-feira (27).
Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP

A Prefeitura de São Paulo inicia nesta segunda-feira (26) a busca ativa por grávidas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose da AstraZeneca. A segunda dose para 652 mulheres deve ser a do imunizante da Pfizer e as equipes de saúde vão realizar a vacinação na casa das gestantes. Até então, as mulheres que receberam o imunizante da AstraZeneca estão com a vacinação temporariamente suspensa, já que a Anvisa e o Ministério da Saúde investigam uma reação adversa da vacinação em uma grávida do Rio de Janeiro.

A vacinação desse grupo será realizada em domicílio. As equipes das UBS vão entrar em contato com essas mulheres e agendar a visita dos profissionais de saúde. Com isso, evita a saída de casa dessas mulheres.

As gestantes e puérperas já voltam a ter a imunização autorizada com vacinas da Pfizer e da CoronaVac, mas existia uma dúvida quanto a segunda dose daquelas que já se vacinaram.

Nesta segunda (26), todas as 468 unidades básicas de saúde abrem entre 7h e 19h para a repescagem dos grupos que já tiveram a imunização autorizada. Há também a opção de vacinação nos mega postos, unidades drive thru e nos serviços de atenção especializada, que funcionam entre 8h e 17h. Os endereços dos postos de vacinação estão no site Vacina Sampa. É possível ainda verificar onde há fila através do De Olho na Fila.

A prefeitura de São Paulo exige a apresentação de um comprovante de residência e de um documento oficial com foto no momento da imunização. Também é recomendado que o cidadão realize um pré-cadastro no site Vacina Já.

Nesta terça (27), a capital começa a vacinar o grupo com 29 anos. São 143 mil pessoas que podem procurar os postos.

Para ampliar para demais públicos, a Prefeitura de São Paulo espera a chegada de novas doses de vacinas. Anteriormente, a previsão era de liberar a imunização do grupo de 28 anos na quinta (29), mas um erro no cálculo das grades de entrega das vacinas atrapalhou os planos. O Ministério da Saúde espera entregar mais vacinas esta semana para estados e municípios.