BandNews FM

SP vai utilizar doses da Pfizer para quem estiver com a segunda dose da AstraZeneca atrasada

Governo de SP alega que a falta de vacinas da AstraZeneca é causada pelo atraso nas entregas do Ministério da Saúde

Rádio BandNews FM

Pelo menos 1 milhão de pessoas estão com a segunda dose da vacina da Fiocruz atrasada no estado
Pelo menos 1 milhão de pessoas estão com a segunda dose da vacina da Fiocruz atrasada no estado
Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

A Prefeitura de São Paulo vai começar a usar na tarde desta segunda-feira (13) a vacina da Pfizer em pessoas que estão com a segunda dose da AstraZeneca atrasada.

No sábado, a capital paulista recebeu 165 mil doses da Pfizer, o que ainda não será suficiente para atender a toda a demanda.  

Na semana passada, a Secretarial Estadual de Saúde autorizou a chamada intercambialidade. A decisão vale caso a vacina da Fiocruz estiver em falta.

No fim de semana, ouvintes voltaram a relatar dificuldades para encontrar o imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford e ficaram com dúvidas ao procurar as UBSs.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Jean Gorincheyn, 400.000 doses da Pfizer foram distribuídas ao longo do fim de semana para atender a população que está com a segunda dose da AstraZeneca atrasada.

Pelo menos 1 milhão de pessoas estão com a segunda dose da vacina da Fiocruz atrasada no estado. Na capital paulista, são pelo menos 200 mil.

Em entrevista à BandNews FM, o secretário Jean Gorinchteyn reforçou a segurança da chamada intercambialidade das doses, que já foi usada no caso das mulheres grávidas.

O governo de São Paulo alega que a falta da AstraZeneca é causada pelo atraso nas entregas do Ministério da Saúde.

O Governo Federal nega e acusa o Estado de usar a vacina reservada para a segunda dose para a primeira aplicação.

Tópicos relacionados