27 unidades federativas apresentaram crescimento em volume do PIB em 2021

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) pelo IBGE

Por Gustavo Sleman

27 unidades federativas apresentaram crescimento em volume do PIB em 2021
PIB
Reprodução/ Pixabay

Todas as 27 unidades federativas apresentaram crescimento em volume do PIB em 2021, com o Rio Grande do Sul tendo a maior variação, 9,3%. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) pelo IBGE.  Na semana passada, o instituto revisou a alta de 5% do Produto Interno Bruto do período para 4,8%. O PIB totalizou 9 trilhões de reais.  

No estado do Sul do país, além da Agropecuária, o desempenho também foi influenciado pelo resultado das Indústrias de transformação, com destaque para a fabricação de máquinas e equipamentos.

Em 14 unidades, os resultados chegaram a ser acima da média nacional. Por outro lado, as outras 13 cresceram abaixo da média, como Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

De acordo com o levantamento, todas as cinco grandes regiões do Brasil registraram crescimento em volume em 2021, com a Sul tendo a maior variação: 6,5%.

Outro número apontando pelo estudo foi que, de 2002 a 2021, o PIB em volume do país teve aumento médio de 2,1% ao ano. O maior destaque foi Tocantins com variação média de 4,7%.

Pelo quinto ano seguido, a remuneração dos empregados perdeu participação na composição do produto interno pela ótica da renda, chegando a 39,2%. Foi a primeira vez na série histórica, iniciada em 2010, que essa proporção foi inferior a 40% do índice.

As Contas Regionais 2021 foram elaboradas pelo IBGE em parceria com os órgãos estaduais de estatística, secretarias estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus.

Mais notícias

Carregar mais